PF indicia ministro do Turismo do Governo Bolsonaro em investigação sobre candidaturas-laranjas; Marcelo Álvaro Antônio segue no cargo

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Governo Bolsonaro.
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Governo Bolsonaro.
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Governo Bolsonaro.
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Governo Bolsonaro.

A Polícia Federal indiciou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em uma investigação em que ele é alvo sobre uso de candidaturas-laranjas do PSL no Estado de Minas Gerais nas eleições passadas, de acordo com uma fonte que acompanha o caso, mas o ministro segue no cargo.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, “o presidente aguardará o desenrolar do processo e o ministro permanece no cargo”.

Antônio presidiu o diretório mineiro do PSL —partido do presidente Jair Bolsonaro — e é suspeito de envolvimento na escolha de candidaturas de fachada com o objetivo de desviar recursos públicos do fundo eleitoral.

O ministro ainda não comentou a decisão, após ser procurado por meio da assessoria de imprensa do Ministério do Turismo.

Com a decisão da PF de indiciá-lo, o relatório com as conclusões da apuração será enviado ao Ministério Público que poderá denunciar o ministro, arquivar o caso por entender que não há elementos de envolvimento dele ou ainda pedir novas investigações.

Ainda durante a transição, Bolsonaro —que se elegeu ancorado em forte discurso de combate à corrupção— chegou a dizer que afastaria qualquer ministro seu que fosse denunciado, se houvesse qualquer “robustez” na denúncia. No caso de Álvaro Antônio, no entanto, o presidente segue em compasso de espera. Chegou a dizer que tem de ter “acusação grave” para retirá-lo do cargo.

O ministro é presença constante no Planalto —na quinta-feira teve uma reunião com o presidente, segundo a agenda oficial de Bolsonaro— e tem sido elogiado pelo presidente por seu trabalho à frente da pasta.

*Com informações de Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]