Outubro Rosa: palestra na SEPLAN da Bahia alerta sobre prevenção ao câncer de mama

SEPLAN da Bahia promove palestra do Outubro Rosa.
SEPLAN da Bahia promove palestra do Outubro Rosa.
SEPLAN da Bahia promove palestra do Outubro Rosa.
SEPLAN da Bahia promove palestra do Outubro Rosa.

Emoção, empatia e solidariedade: esses foram os sentimentos que tomaram conta das servidoras da Secretaria de Planejamento (Seplan), nesta terça-feira (15/10/2019), durante a palestra “O autoconhecimento é o caminho para a prevenção”, com a participação de Fabiana Mattos (servidora da Seplan) e da psicóloga e sexóloga Morgana Carregosa. O evento integrou a programação do Outubro Rosa.

Fabiana Mattos contou como foi, para ela, descobrir um câncer de mama logo em estágio inicial e como foi superá-lo. “Em função de ter feito a mamografia regular, descobri o câncer logo no início e isso foi fundamental pra minha vida, e venho mostrar a importância desse cuidado que precisamos ter, de fazer o exame regularmente, pelo fato de pensarmos que isso nunca vai acontecer conosco”, enfatizou Mattos, lembrando ainda que “enfrentar um câncer não é uma sentença de morte”.

Para Morgana, o bate papo serviu para alertar que o autoconhecimento é uma forma efetiva de prevenção. “É sobre seu aspecto físico e psicológico, porque quando cuidamos das nossas emoções, também estamos cuidando do nosso corpo. Estamos falando de uma campanha de prevenção, também de um aspecto muito maior que é sobre os cuidados com a vida da mulher, o tempo que ela tem para cuidar da saúde e dedicar tempo para si mesma, falar da autoestima, autoconfiança e todos os aspectos para uma vida mais realizada e feliz”, completou.

Para Rosineide dos Santos, do Núcleo de Controles e Atos Administrativos, é importante essa conscientização dentro da Seplan. “É muito bom o Estado, a Secretaria se preocupar com nós, mulheres, com suas servidoras. E o fato das palestrantes contarem as experiências de vida delas foi o que mais me comoveu, pois temos noção do que é a doença”, disse.

Locais para tratamento de câncer de mama pelo SUS:

Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN)

Hospital da Mulher

Para outros tipos de câncer:

Centro Estadual de Oncologia/Cican (Unacon)

Hospital Aristidez Maltez/Liga Baiana Contra o Câncer (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica)

Hospital Geral Roberto Santos/SES (Unacon com Serviço de Radioterapia)

Hospital Martagão Gesteira/Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (Unacon exclusivo de Oncologia Pediátrica)

Hospital Português/Real Sociedade Portuguesa de Beneficiência (Serviço isolado de Radioterapia)

Hospital Professor Edgard Santos/Hospital Universitário MEC – Universidade Federal da Bahia/Fapex (Unacon com serviço de Hematologia)

Hospital São Rafael/Fundação Monte Tabor (Unacon com serviço de Radioterapia)

Hospital Santa Isabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia (Unacon com serviços de Radioterapia e Hematologia)

Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce (Unacon com serviço de Radioterapia)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111132 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]