“Outubro é estratégico”, diz prefeito em exercício sobre entrega de boxes à camelôs no Centro Comercial Popular de Feira de Santana

Prefeito em exercício, José Carneiro Rocha durante visita ao futuro entreposto destinado a acolher 1.800 camelôs.
Prefeito em exercício, José Carneiro Rocha durante visita ao futuro entreposto destinado a acolher 1.800 camelôs.
Prefeito em exercício, José Carneiro Rocha durante visita ao futuro entreposto destinado a acolher 1.800 camelôs.
Prefeito em exercício, José Carneiro Rocha durante visita ao futuro entreposto destinado a acolher 1.800 camelôs.

Ainda este mês de outubro devem ser entregues, aos seus locatários, os boxes do Centro Comercial Popular. A informação é do prefeito em exercício, José Carneiro Rocha, que nesta segunda-feira (14/10/2019) visitou o futuro entreposto destinado a acolher 1.800 camelôs, hoje atuando indevidamente no espaço público das vias localizadas no centro da cidade – por exemplo, nas ruas Sales Barbosa e Marechal Deodoro, avenida Senhor dos Passos, entre outras.

O prefeito em exercício, que ocupa o cargo por motivo de viagem do titular Colbert Martins Filho ao exterior, esteve acompanhado pelos secretários Antonio Carlos Borges Júnior, de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Paulo Aquino, de Governo, e Valdomiro Silva, de Comunicação Social, além do diretor do Centro de Abastecimento, Cristiano Gonçalves.

No local, José Carneiro constatou a intensidade das obras, que se encontram próximas de serem finalizadas. Especialmente as áreas que vão receber os camelôs cadastrados para ocupar aquele espaço, nas centenas de boxes que vão ser instalados. “O processo de instalação desses boxes acontece de forma muita rápida, uma vez que as estruturas são pré-moldadas”, diz o secretário.

Para o prefeito interino, uma vez entreguem os boxes, as principais estruturas de acesso e da área interna do Centro Comercial Popular, começa a próxima etapa na cronologia de funcionamento do complexo, que é a arrumação das lojas e em seguida o início das atividades. “Outubro é fundamental para que os camelôs estejam com as chaves na mão. Essas fases seguintes não temos como determinar prazos. Vai depender das condições e da agilidade de cada vendedor”.

Ele entende que o consórcio responsável pelo empreendimento não deve retardar mais a entrega. “Corre-se o risco de uma proximidade maior do mês de dezembro, quando as vendas nesse segmento alcançam os melhores resultados no ano. Seria complicado tirar os camelôs de onde estão se isso for feito muito perto do Natal”. José Carneiro adverte que o mês de outubro é estratégico para que a parceira da Prefeitura no investimento disponibilize o equipamento ao seu público-alvo.

Delegacia Digital será alternativa para registrar ocorrência de pequenos delitos no Centro de Abastecimento

Quem precisar registrar uma ocorrência de perda, roubo ou furto de documentos e objetos, enquanto estiver fazendo compras ou circulando no interior do Centro de Abastecimento, poderá notificar o ocorrido com apenas alguns cliques, por meio da Delegacia Digital.

A iniciativa foi apresentada pelo prefeito em exercício José Carneiro Rocha ao coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Roberto da Silva Leal, que acolheu positivamente a sugestão do chefe interino do Executivo feirense.

Na manhã desta segunda-feira, 14, acompanhado dos secretários Valdomiro Silva (Comunicação) e Pablo Roberto Gonçalves (Prevenção à Violência), José Carneiro visitou as instalações do posto da Guarda Municipal, no Centro de Abastecimento, que já conta com toda estrutura necessária para operar a Delegacia Digital.

“A ideia é criar um espaço que permita às pessoas que tenham seus objetos subtraídos no interior do Centro de Abastecimento possam prestar queixa, com vistas a ajudar à Polícia Civil a ter conhecimento da natureza do delito, os horários em que eles são praticados, criando um cadastro estatístico que facilite no combate a estes pequenos crimes”, disse Carneiro.

Caso a experiência se mostre eficiente, o Governo Municipal poderá usá-la como projeto-piloto, estendendo-a a outras feiras livres e pontos estratégicos da cidade, a exemplo de alguns terminais de ônibus nas vias centrais da cidade, locais que, segundo o delegado Roberto Leal, vêm ocorrendo um número importante de delitos desta natureza.

As ocorrências registradas nos posto da Guarda Municipal serão encaminhadas e analisadas pela Polícia Civil antes da sua oficialização e emissão da Certidão de Registro de Ocorrência via Internet. Aquelas ocorrências que não atenderem os critérios definidos a seguir serão canceladas, sendo isto comunicado ao cidadão.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108641 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]