Noite de contos durante a FLICA marca o lançamento do segundo livro da escritora de Cachoeira Tianalva

Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Migrantes’.
Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Migrantes’.
Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Migrantes’.
Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Migrantes’.

Literatura, música e sabedoria popular. Esses são apenas alguns elementos presentes na I Noite de Contos Migrantes, que será realizada no dia 25 de outubro de 2019, no município de Cachoeira. O evento marca o lançamento do livro ‘Migrantes’, segunda publicação da escritora cachoeirana Marinalva Silva, a Tianalva e acontece no Cantinho da Tianalva, localizado na Praça da Aclamação, número 06, a partir das 18 horas.

A realização tem como principal objetivo incentivar a leitura e a escrita, além de valorizar a literatura local, retomando a dimensão coletiva do ato de narrar através da interpretação pública/dramática. A atividade conta com apresentação de Clara Amorim, cenografia de Dico Punk, sonoplastia de Carol Lopes e projeção visual de Edelsio.

Passeando entre realidade e ficção, ‘Migrantes’ reúne nove contos que entrelaçam a história da autora e seus personagens, resgatando memórias do passado e os desafios enfrentados pela população negra cachoeirana na luta pela sobrevivência. A obra é um convite para conhecer o Recôncavo e suas singularidades, transitando por cidades como Santo Amaro, São Félix e Santo Estêvão.

Moradora de Cachoeira desde a primeira infância, Tianalva utiliza a escrita como um refúgio, transformando em arte as dificuldades que testemunhou ao longo dos seus 63 anos. Escritora, contista e ficcionista, suas obras dão vida a histórias anônimas que resistem às tentativas de apagamento.

Além do lançamento no dia 25 de outubro, o sarau deve se repetir em outras quatro oportunidades, promovendo integração entre diferentes públicos de comunidades da sede e da zona rural de Cachoeira, são elas: os bairros Faceira e Pitanga, o distrito de Belém e a comunidade quilombola Santiago do Iguape.

O projeto é realizado pela Cartonera das Iaiá com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira, apoio financeiro do 1º Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, do Fundo Municipal de Cultura de Cachoeira, da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.

Agenda

O que: I Noite de Contos Migrantes

Quando: 25 de outubro, às 18 horas

Onde: Cantinho da Tianalva, Praça da Aclamação, número 06, centro de Cachoeira

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]