MPT da Bahia convoca lojistas e comerciários para debater impasse na convenção coletiva

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
MPT debate acordo trabalhista entre comerciários e comerciantes.
MPT debate acordo trabalhista entre comerciários e comerciantes.
MPT debate acordo trabalhista entre comerciários e comerciantes.
MPT debate acordo trabalhista entre comerciários e comerciantes.

Os recentes episódios de incerteza na abertura do comércio na Bahia nos últimos meses são efeitos colaterais de um impasse entre patrões e empregados, que terão uma nova oportunidade de solução. O Ministério Público do Trabalho (MPT) está convocando para o próximo dia 30 de outubro de 2019, às 10h, os sindicatos de lojistas e demais setores do comércio para conversar com os representantes dos comerciários do estado.No processo de mediação, o MPT não se posiciona, nem impõe situações, mas auxilia os dois lados a chegar a um ponto de equilíbrio e a um eventual acordo.

Segundo o procurador Pedro Lino de Carvalho Júnior, “a mediação requer participação espontânea. Basta ter boa vontade para conversar e buscar o entendimento, que o MPT se dispõe a facilitar o acordo”. Ele relata que o pedido de mediação foi feito pelo sindicato dos trabalhadores, inicialmente para discutir a questão do feriado do Dia do Comerciário. Eles próprios, no entanto, judicializaram a questão, o que inviabilizou uma tentativa de entendimento. Mesmo assim, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecormércio) mandou representante.

O procurador ouviu as partes sobre o interesse em buscar uma solução negociada para o longo impasse na convenção coletiva da categoria profissional. Mesmo sem a presença de representante do Sindilojas, outro sindicato patronal envolvido no impasse, decidiu-se em comum acordo marcar para dia 30 uma reunião de mediação. “O MPT está à disposição das partes para conversar e, se possível, ajudar a construir um acordo, que é sempre a melhor solução para todas as partes”, avaliou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113696 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]