Moda sustentável toma conta da América Latina

Moda sustentável conquista consumidores da América Latina.
Moda sustentável conquista consumidores da América Latina.
Moda sustentável conquista consumidores da América Latina.

A estilista Duly Romero inaugurou a I edição da passarela latino-americana que foi celebrada na Casa de América e na qual tem sido visto, além da cultura e do artesanato latino, o compromisso sustentável dos jovens designers que preferem trabalhar com tecidos orgânicos.

Em quartos fabulosos com paredes de tela e lustres com cristais em forma de lágrima, a hondurenha Duly Romero apresentou sua coleção “Surruros de Esperaza”, uma obra com a qual quis fazer um aceno à cultura lenca do país. “Alguns dos tecidos foram feitos artesanalmente por mulheres Lenca”, disse minutos antes do início do desfile.

Este foi um dos desfiles de moda sustentável proporcionado pela estilista.

Terceira coleção de moda sustentável de Duly Romero

Esta estilista, que já desfilou em Miami e Honduras, mostrou em sua terceira coleção roupas que falam de sofisticação, vestidos de noite coloridos em tons de malva, fúcsia e beringelas adornados com penas.

 Numa segunda série, a estilista defendeu o cocktail e os vestidos de noite em verdes e azuis luminosos.

A empresa olha para o Mediterrâneo para criar peças de vestuário luminosas com sabor de Verão. Na passarela passaram dezenove peças que oferecem um estilo informal, com uma elegância natural, temperadas com bolsas e óculos escuros.

Ninoska Vasquez, Miss Venezuela, actriz e modelo, foi responsável pelo encerramento do desfile de moda desta jovem mulher da Reus que iniciou a sua marca há apenas dois anos e pretende “chegar ao mercado latino, onde o sol brilha sempre”.

Fabián Da Silva: outro grande nome da moda sustentável

Posteriormente, o paraguaio Fabián da Silva mostrou uma coleção de moda sustentável para homens e mulheres com grandes referências ao seu país, na qual se destacaram tecidos e artesanatos orgânicos de diferentes pontos geográficos do Paraguay.

Por exemplo, em algumas ocasiões ele usou a renda “ju” de Carapegua, feita de puro algodão para valorizar as roupas urbanas, e outra aposta em enriquecê-las com o típico bordado “ao po i” de Yataity.

“A coleção tira o luxo e se conecta com o ancestral”, diz este designer que coloriu todos os tecidos com pigmentos naturais como “terra colorida”, ervas e sementes.

Em algumas peças parece muito bordado de textos, “um artesanato em que se descobre a ortografia guarani”, acrescenta Da Silva, que já mostrou 50 peças inspiradas em suas memórias de infância. “A mulher está muito presente, porque no Paraguai a mãe é quem marca a personalidade”, diz ele.

Outros designers que também fizeram parte do desfile

A designer paraguaia Diana Ramírez tem um grande compromisso com a sustentabilidade. Com apenas um vestido, ela demonstrou que “a indústria têxtil tem que mudar muito para cuidar do Planeta”.

Nesta peça, “que fala de minhas raízes”, está presente o laço “ñanduti”, que faz um trabalho muito trabalhoso. “É feito à mão sobre uma moldura em que cada tecido de renda é bordado”, explica este designer de moda sustentável que só trabalha com têxteis naturais e fios provenientes da reciclagem de poliéster.

O criador Álvaro Maradiaga, designer de moda e joalharia com mais de sete anos de experiência, também participou, mostrando seu último trabalho, “Conexión”.

Com tecidos ambientalmente responsáveis, Agatha Ruiz de la Prada apresentou peças temperadas com o seu universo particular de luz e cor.

Madrinha honorária desta passarela, dada a sua ligação especial com a América Latina, a Agatha Ruiz de la Prada fechou este primeiro dia em que destacou a moda artesanal, com consciência.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106677 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]