I Feira Literária de Canudos exalta memória da histórica cidade

Fachada do Parque Nacional de Canudos.
Fachada do Parque Nacional de Canudos.

Canudos, a emblemática cidade do sertão baiano, por duas vezes já destruída e reconstruída, entra em 2019 no circuito de eventos gratuitos que combinam literatura com outras artes e ajudam a popularizar o acesso à cultura. A primeira Feira Literária de Canudos (FLICAN) vai acontecer de 21 a 24 de novembro de 2019 e oferecerá uma programação variada para todas as idades, ocupando locais considerados icônicos, como o Parque Estadual de Canudos, o Instituto Popular Memorial de Canudos e o Mirante do Conselheiro. Outros pontos foram montados especialmente para a ocasião, a exemplo das tendas culturais e dos espaços Edivaldo Boaventura e José Calasans.

Durante a feira, haverá conferência, mesas de conversa, concerto lítero-musical, lançamento de livros, contação de histórias, oficinas pedagógicas, intervenções artísticas, visitas guiadas, teatro, exposições, filmes e shows, que terão como pano de fundo a história do lugar e a cultura sertaneja. A programação completa está disponível no site www.flican.com.br.

Como não podia ser diferente, a edição de estreia homenageará Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha, principais personalidades conhecidas do público quando se trata da Guerra de Canudos, acontecimento que marcou a história nacional e completou, recentemente, 122 anos de seu desfecho. Dentre as atividades mais esperadas, estudiosos e autores abordarão diferentes e relevantes aspectos relacionados ao conflito, tema também presente nas ações educativas realizadas em parceria com escolas públicas da região. Outros destaques serão a Flicanzinha, com uma grade especialmente voltada para o público infantil, e as exposições de fotos e objetos da época da guerra.

“O Sertão vai virar arte” é o tema dessa Flican, uma realização do Campus Avançado de Canudos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que já desenvolve um longo trabalho de preservação da memória do lugar. O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canudos, das secretarias estaduais de Educação, Cultura, Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, bem como da Fundação Pedro Calmon, da Universidade do Sudoeste da Bahia, entre outros.

Confira a programação

Primeiro dia (21/11)

16 horas: Desfile literário

Desfile literário pela av. JK – organização Colégio Modelo Maria José Alves

Local: saída da Concha Acústica

19 horas: Camerata da Orquestra Neojiba

Local: Espaço Edivaldo Boaventura

20 horas: Solenidade de abertura

Conferência: As sete faces de Antônio Conselheiro

Prof. Dr. Leopoldo Bernucci

Local: Espaço Edivaldo Boaventura

22 horas: Show “Canudos Terra Querida”, com Bião de Canudos

Local: Espaço Edivaldo Boaventura

Segundo dia (22/11)

8 às 10 horas – Flicanzinha

Atividade voltada para o público infanto-juvenil, realizada por autores e/ou grupos convidados que desenvolvem este tipo de experiência.

Local: Academia de Saúde

Oficina pedagógica – voltada para os vestibulandos

Prof. Marielson

Local: Prédio Central do Campus Avançado

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116534 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.