Grandes nomes do forró animam festival em Mucugê

Targino Gondim, cantor e compositor responsável pela idealização e curadoria do projeto.
Targino Gondim, cantor e compositor responsável pela idealização e curadoria do projeto.
Targino Gondim, cantor e compositor responsável pela idealização e curadoria do projeto.
Targino Gondim, cantor e compositor responsável pela idealização e curadoria do projeto.

Cultura e natureza é a receita de sucesso do Festival de Forró da Chapada. Entre os dias 10 e 12 de outubro de 2019, a 3ª edição do evento promete reunir grandes nomes da música nordestina na cidade de Mucugê, com programação aberta ao público, que além de shows, contará com oficinas gratuitas de sanfona, aulas de dança, forró na praça com a Rural Elétrica, e pretende dar oportunidade a novos talentos. Dentre as atrações confirmadas, estão: Tato (Falamansa), Del feliz, Flor Serena, Kátia Cilene, Mariana Aydar, além de Targino Gondim, cantor e compositor responsável pela idealização e curadoria do projeto.

O Festival de Forró da Chapada vai estimular a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação dos artistas e difundindo o movimento. A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais; promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, comunicadores e amantes do forró.

Atrações

Targino Gondim

Nasceu em Salgueiro (PE), a 100 km de Exu, a terra do Rei do Baião, mas foi criado em Juazeiro da Bahia desde os dois anos de idade. Em 2001, após participar das filmagens de “Eu, Tu, Eles”, foi premiado pelo Grammy Latino e Troféu Caymmi com seu grande sucesso “Esperando na Janela”. Já pilotou um especial de TV sobre o nordeste exibido e gravado pelo Canal Futura – “O Tom da Caatinga” e arrebatou o prêmio de melhor cantor regional, no 21º Prêmio de Música Brasileira com o álbum “Canções de Luiz”.

Tato

Possui intimidade com festivais, já que foi no Festival de Música do Mackenzie que começou a banda. Vencedor do Grammy Latino, com a Falamansa começou em 1998, Tato é a voz de sucessos como “Xote dos Milagres”, “Rindo a Toa” e “Oh! Chuva”. A premiação internacional chegou com o disco “Amigo Velho”, que conquistou o titulo de “Melhor Álbum de Raiz Brasileiro”. Falamansa mistura o carisma e a alegria do forró jovem, sem desprezar as raízes desse ritmo tão brasileiro.

Kátia Cilene

A cantora despontou na banda Mastruz com Leite, antes de dar início à carreira-solo. No palco, Kátia Cilene vai apresentar ainda seus mais recentes lançamentos tais como: “Por Baixo dos Panos”, “Me Entreguei”, “Quando Você Quiser Voltar”, além de sucessos consagrados de sua carreira, como “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Noite Fria”, “Tatuagem”, dentre outros. Na sua carreira de artista de forró os números impressionam. Foram 40 DVDs e 2 CDs pelo Mastruz Com Leite; 11 CDs e 2 DVDs com Forró do Bom; além de um forte alcance digital com 312 mil seguidores no Instagram, 806 mil viws no Youtube e 50 curtidas no Facebook.

Flor Serena

A banda tem o objetivo de apresentar e fortalecer ainda mais a autêntica cultura baiana aos olhos do mundo. Com quase 20 anos sucesso e e turnês na Europa, incluindo o titulo de embaixadores da paz na ONU, em Viena, a banda é liderada por Verlando Gomes, que além de cantar dá voz a cordéis que retratam a vida nordestina.

Mariana Aydar

Com cinco discos e um documentário lançados e prestes a completar 15 anos de carreira, a cantora e compositora paulistana Mariana Aydar amplia sua atuação para novos territórios além dos palcos e do cinema. Depois de inaugurar sua produtora de trilhas sonoras Brisa, em 2016, a cantora lançou uma collab com uma marca de óculos escuros e seu bloco “Forrozin” no carnaval de Rua de São Paulo. Em 2019, Aydar lançou o projeto Veia Nordestina, revelado em 4 fases, com quatro Eps, cada um com três músicas inéditas que formam o álbum físico neste mês de outubro.

Del Feliz

Esse ano Del Feliz completa 19 anos de carreira e lança o álbum intitulado “Que tal?”. Apesar de todo o tempo de estrada, esse é o seu primeiro trabalho completamente autoral. Ao todo, são 11 músicas, contando com participações especiais de Elba Ramalho e Santana Cantador. Em paralelo ao sucesso do disco “Pra te ninar”, o artista ainda participa de festivais em países como Londres e Japão, como parte do seu projeto Forró Del Mundo.

Agenda

O que: III edição do Festival de Forró da Chapada

Quando: 10 a 12 de outubro

Onde: Mucugê, na Chapada Diamantina-BA

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111236 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]