FTC promove Hackathon da NASA em Feira de Santana

Cartaz anuncia Hackathon da NASA.
Cartaz anuncia Hackathon da NASA.
Cartaz anuncia Hackathon da NASA.
Cartaz anuncia Hackathon da NASA.

Criar um método de baixo custo para fornecer internet a pessoas longe no oceano, uma ferramenta de visualização que ilustra as mudanças causadas pelo aumento do nível do mar, ou ainda tecnologias que ajudem a eliminar os processos de aquecimento global. Estes são apenas alguns dentre os muitos desafios que os 133 participantes do Hackathon da NASA, que acontecerá entre os próximos dias 18 e 20 de outubro de 2019, no campus do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana.

Além dos desafios propostos pela NASA, que abrangem a vida na terra e os mistérios do espaço e de outros planetas, todos devidamente embasados com dados pertinentes à questão, os hackateiros poderão trabalhar com temas bem próximos da realidade em que vivem, como a poluição das águas e do ar, ou ainda pensar e desenvolver propostas para os próprios desafios. Os participantes permanecerão no campus da Instituição durante todo o tempo de duração do evento.

“O Space Apps Challenge é um programa de inovação da NASA. É o maior e mais complexo Hackathon do mundo, uma maratona de desenvolvimento de tecnologia que envolve pessoas de diferentes áreas, interessadas em encontrar soluções para problemas envolvendo questões terrestres e espaciais em um curto período de tempo”, explica Fabrício Oliveira. Ele destaca que o desafio tecnológico é realizado simultaneamente em várias cidades do mundo.

Mas a programação não será restrita aos participantes selecionados entre os cerca de 400 inscritos. Paralelamente ao processo de imersão, várias atividades serão desenvolvidas para a comunidade, que disputar uma caça ao tesouro interestelar, aprender a construir e lançar foguetes, ter acesso a informações do universo microscópico – que os olhos não podem ver – e até conhecer um piano de frutas, feito com uma placa de arduíno e um pouco de programação.

Lembrando que o evento acontecerá pela primeira vez em Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da unidade da FTC, ressalta o caráter inovador do evento. “Por isso nos abraçamos a ideia”, destacou, enfatizando que o projeto pertence a Feira de Santana. A abertura da Instituição para sediar a programação do Hackathon foi ressaltada pelo diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Hernandez, que defendeu a importância de ações de inovação e o

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108838 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]