Feira Mix Cultural de Imbassaí. Venha visitar e curtir | Por Juarez Duarte Bomfim

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

A Feira Mix Cultural no paraíso praieiro de Imbassaí, Litoral Norte da Bahia, acontece todas as noites de sábado, com exposição e venda de arte e artesanato local, gastronomia regional e internacional, atividades lúdicas e culturais para a criançada, adultos e… música, muita música.

Programação da Feira Mix Cultural

Programação da Feira Mix Cultural

Imbassaí, mi patria chica

Os espanhóis usam um bonito termo para expressar o amor que cultivamos pela nossa pátria afetiva, aquele rincão especial que adoramos viver ou ter vivido, mesmo que dele estejamos temporariamente distantes. Distantes… como? Se o carregamos no coração?

Cada um de nós tem a sua patria chica, independentemente de ser ou não ser nativo do lugar. Não importa: é a terra que escolhemos como nosso paraíso terrenal.

A cidade pesqueira de Cojímar, na Baía de Havana, Cuba, é a patria chica de Ernest Hemingway — fonte de inspiração para a sua obra-prima “O velho e o mar”, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Pablo Neruda certa vez versejou sobre a sua Isla Negra natal: “mis alegrías y mis dolores vienen de aquí e aquí se quedarán” (minha alegria e minhas dores vêm daqui e aqui permanecerão). Seu desejo foi satisfeito, pois lá repousam os seus restos mortais.

E qual é a minha patria chica? Bem, não sou o Florentino Ariza — personagem de Gabriel García Márquez em “O amor nos tempos de cólera” — que acredita ter o coração mais quartos do que um rendez-vous… todavia, para eleger a minha patria chica me dividiria entre a provinciana Cidade do Salvador dos anos 1970; a encantadora Itaparica do tempo em que todos queriam ter terreno na Ilha; a Vila de Trancoso dos anos 1980… e o Vale do Capão, claro. E sempre.

Porém, quando uma remota praia onde o rio deságua no mar, se consolidou como Vila, após a construção da Linha Verde, esta se tornou a patria chica que eu e minha consorte, a muito amada Cecília, adotamos e escolhemos para viver e estar: o paraíso praieiro de Imbassaí, no Litoral Norte da Bahia.

Eis que juntamos nossas modestas economias e realizamos um sonho, uma quimera: aqui adquirimos uma humilde mansarda — e isto nos deu um sentimento de pertinência ao lugar, mesmo na condição de novos-velhos residentes.

Ser e estar no paraíso praieiro de Imbassaí

A bucólica Vila de Imbassaí é um ótimo lugar para ser e estar. Viver e sonhar.

Aconchegados entre o rio e o mar, com as bênçãos de Mamãe Oxum e Mãe Yemanjá, somos embalados pela brisa marinha, o mavioso canto dos pássaros e das sereias do mar.

Ocupamos as doces manhãs praieiras para a prece e o silêncio meditativo; caymmicamente a tarde cai sobre um mar que não tem tamanho e, quando à noite há lua mansa, a gente canta venerando a noite.

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Ponto de encontro de velhos e novos amigos: as feiras de Imbassaí

A interação social e geração de amizades no paraíso praieiro de Imbassaí se estabelece nas suas feiras semanais e nos eventos públicos que ali ocorrem… e são inúmeros. Seguindo sua vocação para o lazer e o ócio — e também para o fazer e acontecer, grupos de moradores se reúnem para organizar atividades de confraternização e socialização, através de ações inclusivas, de caráter artístico, lúdico-cultural e educativo.

Foi com essa feliz concepção que surgiu a Feira Mix Cultural, que a cada semana cresce e frutifica. Tal atividade comemorará 1 ano de funcionamento no próximo mês de dezembro do ano da graça de 2019. Consolidado, acreditem: muitos verãos, verão!

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

A Feira Mix Cultural surgiu quando novos moradores se uniram aos antigos idealizadores de uma versão anterior do evento, com o propósito de promover o resgate da Feira em um novo formato.

A intenção era de promover a arte e o artesanato local, juntamente com uma agenda cultural, atividades de lazer, educação e cultura.

A Feira é organizada e mantida por um Coletivo de moradores de Imbassaí – artistas, artesãos e empreendedores. Bem estruturado, esse Coletivo se distribui em GTs – Grupos de Trabalho que assumem a tarefa de fazer acontecer o evento, semanalmente.

O apoio do comércio local é fundamental para o êxito do Projeto. Por ora, conta-se com o apoio dos Quiosques de comida e bebida da Praça da Cultura e os restaurantes Mi Casa e Sabores na Janela. Para o verão que se aproxima os organizadores da Feira pretendem ampliar o número de apoiadores institucionais do evento, e assim diversificar e enriquecer a programação artístico-cultural semanal, cada vez mais.

Também é um importante parceiro institucional da Feira Mix o Imbassaí em Cena – projeto artístico-cultural coirmão.

O local escolhido para sediar a Feira Mix Cultural foi a Praça da Cultura, no Centro da adorável Vila. Esta pracinha se tornou ponto de encontro de amigos, lugar de lazer e diversão para a criançada, exposição e venda de arte e do rico artesanato local e palco para apresentações artísticas, culturais e musicais.

Na globalizada Vila de Imbassaí a Praça da Cultura é de formato circular – uma verdadeira ciranda de línguas, ciranda de sotaques.

Nas memoráveis noites de céu estrelado sobre Imbassaí, acontecem múltiplas manifestações culturais na carismática praça, tais como: samba de roda, samba do coco encantado, roda de capoeira, escolas de música, música prapular brasileira, pop-rock, reggae, cordel, contação de histórias, teatro, brincadeiras, perna de pau e muitos mais.

Alguns nomes que se destacaram neste cenário artístico-musical: Cordel com Antônio Barreto, Teatro com Marcos Machado, contação de histórias com Camila Genaro, muita música com Mestre Diamantino e Mestra Emilia do Coco Encantado, Poesia cartonera com Josemilda Félix e….

Aguardem a próxima atração. Venham!

Que: Feira Mix Cultural de Imbassaí

Onde: Praça da Cultura, Vila de Imbassaí, Litoral Norte da Bahia (Mata de São João – Ba)

Quando: todos os sábados, das 18 às 22 horas

Quem: artistas e artesãos locais, e outras atrações artísticas e culturais.

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Feira Mix Cultural de Imbassaí

Vídeo no Youtube Cordel com Antônio Barreto:

Vídeo no Youtube Associação de Capoeira ÓXOGÚN:

Mestre Diamantino

Mestre Diamantino

Marcos Machado interpreta Cora Coralina

Marcos Machado interpreta Cora Coralina

Samba de roda Feira Mix Cultural de Imbassaí

Samba de roda Feira Mix Cultural de Imbassaí

Samba de roda Feira Mix Cultural de Imbassaí

Samba de roda Feira Mix Cultural de Imbassaí

Acompanhem o Canal no Youtube da Feira Mix Cultural:

https://www.youtube.com/channel/UCdGI9bkj05KLycBBtZgKb8Q?view_as=subscriber&fbclid=IwAR1-L62BcteOJ_tQqe2DO7Suy7_aQfhIgOM8xPTcqS6b02z3kgD86B1GGFo

(Fotos: Gastón @gastonfoton. Folders: Maria Toledo)

*Juarez Duarte Bomfim, sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]