Feira de Santana: Vereadores repercutem problemas do Distrito da Matinha e solicitam melhorias

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cadmiel Mascarenhas: nós acreditamos que todos os distritos estarão recebendo a atenção.
Cadmiel Mascarenhas: nós acreditamos que todos os distritos estarão recebendo a atenção.
Cadmiel Mascarenhas: nós acreditamos que todos os distritos estarão recebendo a atenção.
Cadmiel Mascarenhas: nós acreditamos que todos os distritos estarão recebendo a atenção.

Durante sessão itinerante no Distrito da Matinha, em Feira de Santana nesta terça-feira (15/10/2019), vereadores debateram questões e solicitaram melhorias para o local.

Cadmiel Pereira solicita melhorias para a população da Matinha

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou sessão itinerante nesta terça-feira, 15, na Escola Municipal Doutora Rosa Maria Esperidião Leite, no distrito da Matinha, onde os vereadores puderam levantar questões e argumentar sobre as demandas de Feira de Santana e seus distritos. Na oportunidade, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) mencionou algumas carências dos moradores locais e lembrou duas leis de sua autoria que lhes amparam.

De acordo com o parlamentar, o Governo Municipal está trabalhando para a recuperação das estradas do município após o período das chuvas, atendendo aos pedidos da população, “nós acreditamos que todos os distritos estarão recebendo a atenção. O novo maquinário chega para trazer o melhor escoamento do tráfego de veículos e da produção”, completou. Cadmiel Pereira também lembrou que o distrito da Matinha carece de uma policlínica no local, afirmando que sua população é abrangida pela unidade situada no distrito de Maria Quitéria.

A adição de um redutor de velocidade – quebra-molas – na BR 116 também foi defendida pelo edil, que cobrou por mais segurança para os moradores. O parlamentar também fez solicitações para outros distritos, “as comunidades mais próximas a Tiquaruçu também anseiam pela construção de uma creche municipal, para atender as mães da localidade, que precisam colocar seus filhos na educação básica”.

A Lei nº 3.681, que institui a Semana Municipal da Economia Solidária, e a Lei nº 3.682, que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar, ambas de sua autoria, também foram mencionadas pelo edil. “Esperamos que no próximo ano, o Governo Municipal possa se dedicar a fazer mais alusões a importância da agricultura familiar, percorrendo os nossos oito distritos, chamando atenção da importância que tem a escoação do produto que é feita em minifúndios e lugares de menores portes e sabemos também da importância que têm os distritos na vida econômica do município de Feira de Santana”.

Cadmiel Pereira, que é graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em Licenciatura em Geografia, ainda parabenizou a todos os professores pelo Dia Nacional do Professor, comemorado anualmente no dia 15 de outubro.

Edvaldo Lima defende a construção de policlínica na Matinha

Ao discursar, o edil Edvaldo Lima (PP) expressou sua satisfação em participar da sessão itinerante, para ele, o intuito da ação é aproximar o Poder Legislativo da comunidade feirense. Lima também destacou algumas indicações que ele fez ao Governo Municipal que visam beneficiar a localidade.

“Encaminhei a Prefeitura um pedido de instalações de rede móvel de celular para que a comunidade não continue vítima de uma operadora. Outra questão importantíssima que tenho levantado na Câmara é a necessidade de uma policlínica neste distrito, os postos de saúde não suprem as carências do povo”, disse o vereador.

Ao encerrar, o parlamentar voltou a cobrar da Prefeitura a instalação de redutor de velocidade, no distrito da Matinha. Segundo o edil, há três anos ele fez uma indicação solicitando a instalação do redutor, mas até o momento nada foi feito.

Alberto Nery ressalta luta contra violência na Matinha

O vereador Alberto Nery (PT) ressaltou que o propósito da itinerante é maior aproximação com a população.

“Sabemos que o vereador é o para-choque da população. Lamento que a decisão para a realização desta sessão tenha sido de forma rápida, o que impediu o convite antecipado à população. Contudo, gostaria de lembrar que o Orçamento 2020 foi discutido com esta comunidade e a Secretaria de Finanças. Ouvindo os moradores e os maiores reclames foram a violência, o transporte e a necessidade de construção de uma creche, em tempo integral, para que as mães possam deixar seus filhos e irem para Feira de Santana trabalhar”, pontuou Nery.

E continuou. “Em nome da comunidade, encaminhamos ofício para a Secretaria de Segurança Pública, já fizemos audiência pública aqui para discutir a violência, mas infelizmente, continua acontecendo. Muitas pessoas que saem pela manhã são assaltadas, por isso pedimos que todos assinem o documento, onde reivindicaremos mais segurança e a construção da creche para esta localidade”, garantiu.

Para finalizar, o vereador lembrou que o problema do transporte público da localidade foi resolvido. “Lutamos pela permanência dos carros aqui na localidade e vamos continuar lutando por melhorias”, findou.

Eremita Mota parabeniza realização de sessão e ações na Matinha

A edil Eremita Mota (PSDB) parabenizou o prefeito em exercício, José Carneiro Rocha (PSDB), pela realização da sessão e de ações de melhorias no distrito.

“Gostaria de cumprimentar a todos na pessoa de Ronaldo Lima, e de parabenizar o prefeito em exercício pela bela iniciativa de trazer estas ações, hoje, para o distrito. Pesquisando, vi que em outros distritos estavam acontecendo ações e que na Matinha não. Os moradores me disseram que esta sessão é uma oportunidade para trazer melhorias ao distrito”, pontuou Eremita.

E continuou. “Quero também parabenizar os vereadores Isaías e Luiz Augusto de Jesus pelas várias indicações feitas a esta comunidade. Esse é o papel do vereador: levar reclames da comunidade para a Prefeitura. É assim que o vereador exerce seu papel. Tenho um trabalho muito bonito aqui, com meu amigo Lourival; um trabalho social com crianças. Costumo trabalhar no ‘pianinho’ e tenho minhas famílias conhecidas aqui”, disse.

Para finalizar, a vereadora parabenizou a todos que realizaram a sessão no distrito. “Parabéns a todos os funcionários da Câmara, que em tempo recorde, fizeram esta sessão acontecer. Fiquei feliz em chegar cedo aqui e ver tudo pronto. Parabéns ao prefeito em exercício, Zé Carneiro e ao presidente da Casa em exercício, Alberto Nery”, finalizou.

Marcos Lima ressalta trabalho do Município no Distrito de Matinha

O edil e líder governista da Casa, Marcos Lima (Patriota) lembrou que a pavimentação asfáltica do distrito foi através de emenda parlamentar do deputado federal à época, Colbert Martins Filho, hoje prefeito de Feira. O líder ressaltou ainda a presença de secretários municipais na sessão.

“Todos se lembram que a estrada que dá acesso a este distrito foi asfaltada através de emendas do deputado Colbert, hoje prefeito municipal. O povo da Matinha é grato a ele por isso e hoje Colbert tem a felicidade de exercer o mandato de prefeito. Quando entrei no distrito já vi troca de lâmpadas, capinação, a presença de vários secretários e de Liu, chefe de gabinete do prefeito”, pontuou Marcos.

E continuou. “É o secretariado presente no distrito de Matinha hoje; são ações em busca de melhorias para a localidade, que sempre teve atenção do Governo. Então, Zé Filé vem aqui querer se aparecer, mas os moradores têm consciência e gratidão ao deputado e hoje prefeito, Colbert, por tudo que fez pela Matinha, que hoje tem o melhor acesso”, afirmou.

Para finalizar, Marcos lembrou que nesta segunda-feira as máquinas estão trabalhando na zona rural. “Além das máquinas já existentes no Município, o Executivo comprou horas de trabalho de máquina tipo patrol, para melhorar o acesso. Foi também dado início hoje a ampliação e reforma da escola Crispiniano. É o prefeito Colbert trabalhando e fará ainda muito mais pela Matinha”, findou.

Gilmar Amorim aponta carências da Matinha

Ao utilizar a tribuna, o vereador Gilmar Amorim (DC), apresentou alguns dos pedidos da população local.

O parlamentar relatou que o Legislativo recebe diversos pedidos e mencionou as solicitações de patrolamento e pavimentação para a rua Mangaratiba, nos caminhos 1 ao 20, rua Alfredo Nascimento Tavares, rua da Paz e Travessa Santa Rita, além de pedidos de troca de lâmpadas, limpeza, capinação, implantação de uma policlínica e inclusão no calendário junino.

Gilmar Amorim ainda garantiu que os demais edis se empenham para atender as demandas do local e solicitou que a Prefeitura construa uma policlínica no distrito. “Tem sido um trabalho constante desses vereadores, que têm trabalhado e defendido a Matinha. Essa ação que está acontecendo hoje, deve acontecer também nos outros distritos, em Humildes, São José. E que o prefeito pense bem, precisamos de uma policlínica nesta região para atender a toda esta demanda”, evidenciou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112930 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]