Feira de Santana registra saldo positivo de geração de empregos no comparativo de um ano

Feira de Santana registrou saldo positivo na geração de empregos formais, segundo levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Feira de Santana registrou saldo positivo na geração de empregos formais, segundo levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Entre os meses de agosto de 2018 e deste ano, Feira de Santana registrou saldo positivo na geração de empregos formais, segundo levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério do Trabalho.

No período estudado pelo órgão federal, em Feira de Santana foram admitidas 34.791 trabalhadores e demitidos 34.529 – saldo positivo de 271 pessoas formalmente contratadas.

O comércio do município, um dos mais pujantes de todo o interior nordestino, é o setor da economia local que tradicionalmente mais contrata, principalmente quando da aproximação de períodos festivos, como o São João e o Natal.

E a expectativa da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico é de que a partir do final deste mês, quando as empresas comerciais começam a contratar funcionários temporários para atender a demanda do final de ano, os números positivos se consolidem.

A contratação de mão de obra temporária é observada em dois períodos no comércio local. O primeiro é nos meses que antecedem o São João e o segundo é constatado no final do ano. Este setor abre vagas, mesmo sob os efeitos de uma economia que enfrenta grave crise.

O reforço na equipe de vendas começa a ser desfeito em julho e janeiro, quando os clientes começam a rarear – aparecem apenas para pagar as contas, naquelas lojas que ainda vendem no crediário. Parte dos vendedores temporários é dispensada.

“Estamos confiantes que o comércio contrate para o próximo período onde as vendas tradicionalmente aumentam, porque mesmo lentamente, a economia emite sinais positivos, que certamente vai refletir positivamente”, diz o titular da Settedec, Antônio Carlos Borges Júnior.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]