EUA: Presidente Donald Trump pressionou premiê da Austrália por ajuda em investigações sobre origens de inquérito de Robert Mueller

Donald Trump, presidente dos EUA.
Donald Trump, presidente dos EUA.
Donald Trump, presidente dos EUA.
Donald Trump, presidente dos EUA.

O presidente Donald Trump pediu ao primeiro-ministro da Austrália numa recente ligação telefônica que ajudasse o secretário de Justiça dos EUA numa investigação do inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a Rússia, noticiou o New York Times nesta segunda-feira (30/09/2019), citando duas autoridades norte-americanas com conhecimento do telefonema.

A Casa Branca restringiu acesso à transcrição do telefonema a um pequeno grupo de assessores presidenciais, disse uma das autoridades, segundo o Times. Foi uma decisão incomum, similar à maneira como foi tratada uma ligação de julho com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que está no centro de um processo de impeachment da Câmara dos Deputados contra Trump, disse o jornal.

Uma fonte citada pela Australian Broadcasting confirmou que o primeiro-ministro australiano teve um telefonema com Trump.

“O governo australiano sempre está pronto para ajudar e cooperar com os esforços que ajudem a esclarecer assuntos sob investigação”, disse um porta-voz do governo federal, segundo a Australian Broadcasting.

“O primeiro-ministro confirmou esta disposição mais uma vez em conversa com o presidente”, acrescentou o porta-voz, segundo a ABC. O porta-voz não disse quando ocorreu a ligação.

O gabinete do primeiro ministro australiano não estava disponível imediatamente para comentar.

*Com informações da Agência Reuters.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.