Estado e municípios da Bahia se unem na mobilização das escolas para as provas com foco no IDEB

Professor Danilo Souza palestra sobre formação continuada.
Professor Danilo Souza palestra sobre formação continuada.
Professor Danilo Souza palestra sobre formação continuada.
Professor Danilo Souza palestra sobre formação continuada.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (07/10/2019), uma série de encontros nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, mobilizando as redes estaduais e municipais de ensino para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A avaliação nacional, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, será realizada de 21 de outubro a 1° de novembro, em todo o país, e serve como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O encontro territorial, que também será realizado na quinta-feira (10), é mais uma ação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia), e conta com a participação de dirigentes da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), e das secretarias municipais de Educação, além de representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Entre os temas abordados durante os encontros, estão as bases conceituais, procedimentos e dados estatísticos que subsidiam as provas SAEB e o cálculo do IDEB. Outro foco é a socialização de estratégias desenvolvidas pelas escolas para que os estudantes façam as provas do SAEB.

A avaliação é realizada a cada dois anos, envolvendo todas as redes públicas do Brasil. O objetivo é extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta em Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que participou do encontro, nesta segunda-feira, em Feira de Santana, falou sobre a importância deste processo de mobilização. “A prova SAEB é uma referência muito importante para monitorarmos as políticas públicas, estruturarmos as práticas e o processo de formação dos profissionais de Educação. É um medidor extremamente importante para se avançar na qualidade do ensino”, ressaltou o gestor, que contou sobre o fortalecimento do  Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). “A Bahia implantou o SABE, que vai servir para monitorarmos, também, os nossos índices de aprendizado nos anos em que não forem aplicadas as avaliações nacionais”, explicou.

O presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile, destacou que esta mobilização faz parte de uma série de ações em parceria com a SEC, visando a melhoria da Educação. “Desde o início do ano que intensificamos o trabalho em parceria com a SEC, unindo as redes estaduais e municipais de ensino, para a melhoria da Educação. O diálogo envolve diversas iniciativas como o SABE e as discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, explicou.

Para o diretor Marcos Antônio Queiroz, do Núcleo de Paulo Afonso (NTE 24), este é um momento decisivo para a mobilização nos municípios. “Conseguimos trazer os secretários municipais para este encontro, fazendo com que tenham mais conhecimento sobre a importância da avaliação para a melhoria da Educação. Com esse diálogo, podemos garantir um planejamento para que as escolas mobilizem os estudantes e eles possam participar das provas”, enfatizou.

Agenda

7 de outubro de 2019 (segunda-feira)

Irecê: CJCC – Av. Caraíbas, 659 – Centro

Seabra: Colégio Estadual de Seabra, Av. Franklin de Queiróz, 0595 – Centro

Itabuna: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Av. José Soares Pinheiro – Centro Comercial

Teixeira de Freitas: CETEPs, Rua Beira Vale, 38 – Jardim Caraipe

Itapetinga: Colégio Estadual Alfredo Dutra – Av. Esperanto s/n – São Francisco de Assis.

Itaberaba: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Joel Presidio, s/n – São João

Ipirá: Auditório do CETEP, Rua Dr Elziro Macedo, s/n – Centro

Jacobina: Auditório do Colégio Municipal Gilberto Gil Miranda, Rua Antônio Vieira De Mesquita, Bairro: Felix Tomaz.

Santo Antônio de Jesus: Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes – R. Machado Bitencourt, s/n – Andaia.

Jequié: Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão da informação Regis Pacheco – Rua 15 de novembro, s/n Campo do América.

Eunápolis: Colégio Estadual Armanando Ribeiro, R. Maria Quitéria, 281, Centro

Salvador: IAT – Estrada das Muriçocas, s/n – São Marcos.

Paulo Afonso: Auditório do CTDA/UNEB. R. do Gongorra, s/n, Bairro: Alves de Souza

10 de outubro (quinta-feira), às 8h

Serrinha: Auditório do CETEP – Av. Araci s/n Cidade

Valença: Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins – Rua Pedro Sanches, Graça.

Amargosa: CETEP – Qd 2 Estrada Amargosa Milagres – S/N.

Juazeiro: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Rua João XXIII, Bairro João XXIII s/n.

Caetité: Avenida Professora Marlene Cerqueira, Centro Administrativo, prédio 03. Bairro Prisco Viana. Caetité-BA

Alagoinhas: CETEP – Rua Maria Feijó, Centro

Vitória da Conquista: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Av. Luís Eduardo Magalhães, S/N – Candeias.

Senhor do Bonfim: Colégio Estadual senhor do Bonfim – Rua Floriano Peixoto, 150, Pd Centro.

Barreiras: CETEP – Av. ACM, n° 2600, Bairro – Flamengo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116600 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.