EMBASA diz que fundação do edifício Sarkis está comprometida; Prédio fica situado no centro da cidade de Feira de Santana

Fundação do edifício Sarkis está comprometida e prédio pode colapsar.Fundação do edifício Sarkis está comprometida e prédio pode colapsar.
Fundação do edifício Sarkis está comprometida e prédio pode colapsar.

Fundação do edifício Sarkis está comprometida e prédio pode colapsar.

Em nota encaminhada nesta quinta-feira (31/10/2019) ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) informou que o laudo de avaliação técnica do edifício Sarkis indica que a fundação do prédio está comprometida, “apresentando um fator de segurança baixo quanto à capacidade de suporte da fundação”. O prédio fica situado no centro da cidade de Feira de Santana, em área de intenso movimento de pessoas.

Confira nota: ‘Embasa entrega laudo sobre edifício Sarkis para Defesa Civil de Feira de Santana’

A Embasa entregou, no último dia 29, à Defesa Civil e à Prefeitura de Feira de Santana o laudo técnico do edifício Sarkis na Av. Getúlio Vargas. No documento, foram avaliadas as prováveis causas do rebaixamento da edificação. Segundo os especialistas, com base em sondagens do solo e estudos geotécnicos, o tipo de fundação não é compatível com o atual peso/carga suportado pelo prédio e com o tipo de solo existente no local. Essas informações foram divulgadas hoje (31) à tarde, em reunião na Prefeitura Municipal.

O laudo aponta que o imóvel apresenta “um fator de segurança baixo quanto à capacidade de suporte da fundação, encontrando-se em uma condição frágil de estabilidade, com riscos de ocorrer ruptura da fundação”. O estudo constatou, ainda, que o vazamento de água não teve influência relevante no rebaixamento da edificação e que outros fatores podem ter contribuído para este fato, como a forte incidência de chuvas, a existência de tubulações de drenagem obstruídas e rompidas no local do recalque.

Os especialistas que assinaram o laudo recomendam o monitoramento constante da edificação e a execução de obras de reforço das fundações, de forma a garantir a estabilidade da estrutura.

De acordo com o diretor do interior, José Ubiratan Cardoso, a Embasa reafirma seu compromisso com a transparência e se coloca à disposição para esclarecimentos técnicos sobre o conteúdo do laudo apresentado.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]