Em um mês, Base Norte do SAMU de Feira de Santana realizou 179 atendimentos

Fachada da Base Norte do SAMU de Feira de Santana.
Fachada da Base Norte do SAMU de Feira de Santana.
Fachada da Base Norte do SAMU de Feira de Santana.
Fachada da Base Norte do SAMU de Feira de Santana.

Localizada no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, a Base Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já atendeu 179 chamados até o último domingo (27/10/2019), quando completou um mês de atividades.

O primeiro atendimento realizado por esta base foi no mesmo dia de sua inauguração. A unidade móvel levou sete minutos para chegar ao local, contados desde o momento da ligação.

“Uma criança havia se acidentado com o portão, estava lúcida no momento que a equipe chegou e foi direcionada ao Hospital Estadual da Criança”, conta a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.

Ainda de acordo com ela, a descentralização do serviço promove mais agilidade na chegada ao local da ocorrência. “Chegando ao local em tempo oportuno e qualificando o atendimento prestado, podemos prevenir sequelas temporárias e permanentes, reduzindo também as mortes evitáveis”, explica.

A descentralização do SAMU é uma iniciativa do Governo do prefeito Colbert Martins Filho. Até o momento foram implantadas a Base Centro (que funciona no anexo da Prefeitura) e a Base Norte. A Base Sede funciona na avenida João Durval Carneiro, Estação Nova.

A Base Norte oferece mais rapidez e eficiência aos atendimentos de urgências traumática e clínicas, além de questões relacionadas à violência nos arredores onde se encontra localizada, na região dos bairros: Campo Limpo, Parque Ipê, Novo Horizonte, Conjunto Feira VI, George Américo e nos distritos de Maria Quitéria e Matinha.

“É necessário criar estratégias e planejar as ações para que possamos estar mais próximos da população. Então quando trabalhamos com a descentralização estamos melhorando o principal indicador de saúde avaliado pelo SAMU que é o tempo resposta”, ressaltou a coordenadora.

A Base Norte presta serviço diário das 7h às 19h, através da solicitação feita pelo número de telefone 192. O serviço é garantido em toda a cidade, 24 horas, todos os dias da semana, através da base sede.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]