Doze academias são fechadas pelo Conselho Regional de Educação Física da Bahia

Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da Bahia fecha 12 academias.
Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da Bahia fecha 12 academias.
Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da Bahia fecha 12 academias.
Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da Bahia fecha 12 academias.

Doze academias foram fechadas na região sudoeste do Estado da Bahia e quatro pessoas foram flagradas no exercício ilegal da profissão, durante uma operação de fiscalização feita em conjunto entre o Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA) e a Vigilância Sanitária da Região no período de 23 a 27 de setembro de 2019. As cidades visitadas foram: Planaltino, Maracás, Jaguaquara e Jequié.

Além do exercício ilegal da profissão, estiveram entre os principais problemas identificados pelos Agentes de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA: a falta de supervisão de um Profissional de Educação Física nos estabelecimentos esportivos, a ausência de registro das academias no CREF, além de estagiários sem contrato e Profissionais em desvio de área.

Em Planaltino duas academias foram interditadas e uma pessoa foi flagrada no exercício ilegal da profissão. Já em Maracás o número foi maior, três academias foram fechadas e três pessoas foram identificadas no exercício ilegal da profissão.

A cidade que teve a maior quantidade de estabelecimentos esportivos fechados foi Jaguaquara. Ao todo, seis academias e um estabelecimento de Cross Training precisaram fechar as portas e quatro Profissionais foram flagrados em desvio de área. Já na cidade de Jequié uma academia foi identificada sem registro no CREF13/BA e também com um profissional em desvio de área.

Participaram da equipe de fiscalização que participou da operação conjunta, os Agentes de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA: Jailson Anfrade, Jean Morais, Paulo Henrique e Tiago Palma. O fato da pessoa que está orientando e prescrevendo as atividades físicas não possuir o registro no CREF, infringe o artigo 47 do decreto 3688/41, combinado com a lei federal 9696/98. As denúncias de exercício ilegal da profissão são feitas através do site: www.cref13.org.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.