Desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresenta Moção de Aplausos e Congratulações pelos 50 anos de fundação do Jornal Tribuna da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Tribuna da Bahia comemora 50 anos de fundação.
Jornal Tribuna da Bahia comemora 50 anos de fundação.
Jornal Tribuna da Bahia comemora 50 anos de fundação.
Jornal Tribuna da Bahia comemora 50 anos de fundação

Durante sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) ocorrida na quarta-feira (23/10/2019), por iniciativa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, foi apresentada e aprovada Moção de Aplausos e Congratulações em homenagem ao Jornal ‘Tribuna da Bahia’ pelo aniversário de 50 anos de fundação do periódico.

A moção foi apresentada nos seguintes termos:

— Senhor Presidente, Senhores Desembargadores.

Submeto apreciação dos meus ilustres pares a presente Moção de Aplausos e Congratulações pelos 50 anos de fundação do Jornal Tribuna da Bahia.

Ícone da imprensa baiana, a Tribuna comemora seus 50 anos de existência em grande estilo. Seu nascimento deu-se em 21 de outubro de 1969. Sempre conectada com os acontecimentos, a Tribuna da Bahia teve uma ação marcante na luta pelo retorno da democracia no Brasil. Fundada por Elmano Silveira Castro, faz parte do seleto time das organizações do jornalismo moderno com cinquenta décadas de impressão ininterrupta.

Foi o primeiro jornal no Brasil impresso no sistema Offset. Considerado o mais importante formador de opinião do nosso estado, sua história é repleta de momentos marcantes da política, economia e comportamento social. Figuras marcantes de nossa história ilustram suas páginas, como Joaci Góes, Luiz Holanda, Cid Teixeira, Sérgio Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Grant Mariano, Raimundo Lima, João Santana, Bob Fernandes, Carlos Borges, Antônio Risério, Marcelo Cordeiro, Tasso Franco, Carlos Libório, Walter Sacramento, Paulo Roberto Sampaio, Walter Pinheiro e Outros.

Seu presidente é o jornalista Walter Pinheiro, que também preside a Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Ressaltando a contribuição prestada pelo periódico à sociedade baiana e brasileira, Pinheiro reconhece o trabalho de todos os profissionais que passaram por esse importante veículo de comunicação.

A data chegou. Agora são 50 anos. Os que acompanham sua história sentirão a mesma emoção de 1969, quando manusearam sua primeira edição. Desde então a Tribuna da Bahia vem revolucionando a imprensa com sua linguagem moderna e sua ousada maneira de se comunicar com os baianos.

Dois grandes vultos da imprensa baiana integram a extraordinária equipe desse periódico. Joaci Goes, empresário, escritor, político e membro da Academia Baiana de Letras que tornou-se imortal.

Walter Pinheiro, intrépido jornalista e presidente do jornal, é um dos maiores baluartes da imprensa nacional. Defensor intransigente da liberdade de imprensa, é conhecido pela competência, sobriedade e cavalheirismo.

Parabéns, Tribuna da Bahia. Sua história é a história da redemocratização do Brasil e a expressão máxima da liberdade de comunicação em nosso país.

Aprovada esta Moção de Aplausos e Congratulações, dê-se ciência aos seus diretores e funcionários pelo registro que este Egrégio Tribunal faz comemorando o aniversário da Tribuna da Bahia.

Baltazar Miranda Saraiva, desembargador

Salvador, 23 de outubro de 2019.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]