Deputado Leur Lomanto Jr diz que Parque de Abrolhos precisa ser mantido longe da especulação

Leur Lomanto Jr (DEM), deputado federal.

Leur Lomanto Jr (DEM), deputado federal.

O deputado federal Leur Lomanto Jr (DEM), se posicionou contra a oferta de áreas do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O parlamentar se associa ao protesto de ambientalistas e pescadores contra a especulação em torno do Parque, localizado no sul do litoral do estado da Bahia, no arquipélago de Abrolhos. A região concentra a maior biodiversidade do Atlântico Sul, sendo berçário de baleias, tartarugas e aves marinhas.

“É preciso excluir de leilão da ANP, essas quatro áreas que trazem riscos para o arquipélago de Abrolhos, lembrando a sua importância para o ecossistema marinho e costeiro, além das áreas de manguezais e do sustento de várias comunidades de pescadores, que sobrevivem da fonte pesqueira. O Governo Federal e a ANP devem estar atentos aos riscos graves que a oferta e exploração dessas áreas,  conforme parecer técnico do próprio Ibama trazem para o meio ambiente. Não podemos permitir que mais acidentes, como os vazamentos de óleos prejudiquem as costas do nosso litoral”, alertou.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).