Centro Universitário UniFTC recebe Certificado de Empresa Cidadã na Câmara Municipal de Feira de Santana

Centro Universitário UniFTC recebe Certificado de Empresa Cidadã.
Centro Universitário UniFTC recebe Certificado de Empresa Cidadã.
Centro Universitário UniFTC recebe Certificado de Empresa Cidadã.
Centro Universitário UniFTC recebe Certificado de Empresa Cidadã.

Em clima festivo e com o plenário e a galeria lotados, o Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana recebeu, na noite desta quinta-feira (09/10/2019), o Certificado de Empresa Cidadã, por iniciativa Cíntia Machado, que definiu a Instituição como um patrimônio do Município. Ela justificou a homenagem pelo pioneirismo, excelência e responsabilidade social que caracterizam o trabalho realizado pela unidade de ensino em Feira de Santana há 20 anos.

No plenário e na galeria da Câmara Municipal de Feira de Santana, coordenadores de cursos, professores, alunos e colaboradores da UniFTC se juntaram a vereadores, autoridades municipais e parceiros para celebrar o reconhecimento da Câmara Municipal ao empenho da Instituição de ensino em formar não apenas profissionais para o mercado, mas cidadãos para o mundo”, conforme ressaltou a autora da homenagem, vereadora Cíntia Machado, em sua saudação aos convidados.

A vereadora falou da participação da UniFTC no desenvolvimento do bairro SIM, onde seu campus está instalado há 17 anos, citando que as ações de extensão são seus principais referenciais, a exemplo da Semana de Responsabilidade Social, a Feira do Empreendedor e o Projeto Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae. “E assim o Centro Universitário segue nessa busca permanente do desenvolvimento por meio da educação”, atestou Cíntia Machado.

“A educação é o caminho para diminuir as desigualdades”, afirmou o professor Cristiano Lôbo, Reitor do Centro Universitário UniFTC, que faz parte da trajetória da Instituição desde a sua fundação. O ambiente acadêmico, conforme destacou, deve ser local de aprendizagem que permite a coexistência dos diferentes. “A pluralidade alimenta a Cultura da Paz, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos”, enfatizou.

Sobre a história da faculdade, que se tornou Centro Universitário por méritos de seus projetos pedagógico e social, Cristiano Lôbo foi enfático: “São duas décadas promovendo a formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e, sobretudo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de uma macrorregião”, destacou. Em seu entendimento, o reconhecimento como empresa cidadã pela Casa da cidadania é credenciado pelo balanço social da Instituição em nível de rede, com a realização de aproximadamente 300 mil atendimentos gratuitos por ano nos mais diversos serviços.

Esse desempenho garante à Rede FTC, anualmente, o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). “A Rede FTC está de portas abertas para a comunidade”, afirmou Cristiano Lôbo, que falou ainda sobre os equipamentos mantidos pela UniFtc, a exemplo da Clínica Odontológica, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Núcleo de Assistência Integrada à Saúde (NAIS). “Isso nos movimenta”! Concluiu.

A sessão foi conduzida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Paulo Aquino, representando o prefeito Colbert Martins; os professores Cristiano Lôbo e Marcly Amorim Pizzani, reitor e diretora da UniFTC respectivamente; mais o professor Josué da Silva Mello, presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana e primeiro diretor da FTC.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115048 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.