Câmara Municipal de Salvador condecora o coronel aviador Ivan Karpinschin e comemora ‘Dia do Aviador e da FAB’

Coronel aviador Ivan Karpinschin é homenageado pela Câmara Municipal de Salvador. Desembargador Baltazar Miranda Saraiva representa TJBA durante solenidade.
Coronel aviador Ivan Karpinschin é homenageado pela Câmara Municipal de Salvador. Desembargador Baltazar Miranda Saraiva representa TJBA durante solenidade.

Em sessão especial dupla, na noite desta terça-feira (22/10/2019), no Plenário Cosme de Farias, a Câmara Municipal de Salvador homenageou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado em 23 de outubro, e concedeu a Medalha Thomé de Souza ao coronel aviador Ivan Lucas Karpinschin – comandante da Base Aérea de Salvador. A primeira resolução foi proposta pelo vereador Henrique Carballal (PV), enquanto que a Comenda foi requerida conjuntamente com o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), que dirigiu a solenidade.

Ao justificar a concessão da Medalha, Henrique Carballal afirmou que o homenageado é um legítimo representante da FAB, com relevantes serviços prestados ao povo brasileiro. “Esta Casa reconhece no coronel Ivan Karpinschin uma trajetória brilhante de vida e nós estendemos esta homenagem a todos os homens e mulheres que que compõem a Força Aérea Brasileira”, declarou, lembrando do trabalho da Aeronáutica em diversas áreas, a exemplo da atuação no desastre ecológico visto atualmente no litoral do Nordeste.
O Dia do Aviador e da FAB foi instituído em homenagem ao feito histórico do brasileiro Alberto Santos Dumont, que, em 23 de outubro de 1906, realizou o primeiro voo a bordo do 14-Bis, na França.

Noite de alegria

Para o presidente Geraldo Júnior, “a noite foi de grande alegria para a Câmara”, também destacando a atuação do homenageado para o Município. “O coronel Karpinschin vem desenvolvendo um grande trabalho, não apenas em prol de nossa Aeronáutica, mas também em benefício do povo desta cidade”, observou o chefe do Legislativo.
A Comenda foi entregue ao coronel aviador Ivan Lucas Karpinschin das mãos da esposa Regina e do filho Pedro Karpinschin. “Agradeço ao povo soteropolitano por ter identificado em mim e no meu trabalho valores que merecem tamanho reconhecimento, a Medalha Thomé de Souza”, disse, ressaltando sentir “orgulho de trabalhar e liderar uma equipe de bravos”.
Durante a solenidade, quatro vídeos recordaram a trajetória da Força Aérea Brasileira, passando pelo primeiro voo da aeronave BEM-110 Bandeirante, até o período atual, quando a FAB recebeu a primeira unidade KC-390 e o caça Gripen. O evento também contou com apresentação da banda da Base Aérea de Salvador.

Mesa

Os vereadores Téo Senna (PHS) e Maurício Trindade (DEM) participaram da sessão especial. Também compuseram a mesa solene o vice-almirante André Luiz Silva de Santana Mendes; o general de divisão Marcos André da Silva Alvim – comandante da 6ª Região Militar; o coronel Carlos Augusto Gomes de Souza e Silva – chefe da Casa Militar do Governador; o coronel Anselmo Brandão – comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA); o coronel Adolfo Jorge Dórea – subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; o capitão de Mar e Guerra Luiz Fernandes Alves; Manoel de Oliveira Muricy, consultor jurídico; Reinaldo de Souza Couto Filho – procurador-chefe da União no Estado da Bahia; Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribual de Justiça da Bahia (TJBA); e Henrique Trindade, juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Câmara Municipal de Salvador homenageia coronel aviador Ivan Karpinschin.
Câmara Municipal de Salvador homenageia coronel aviador Ivan Karpinschin.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120729 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.