Bahia lidera o crescimento do Turismo no Brasil, segundo o IBGE

Dados do IBGE indicam boa performance econômica do setor de turismo da Bahia.

Dados do IBGE indicam boa performance econômica do setor de turismo da Bahia.

Quando o assunto é turismo, este ano de 2019 está sendo o melhor para a Bahia desde 2014. Em agosto, o índice referente às atividades de serviços relacionadas ao setor cresceu 2,8%,  enquanto no Brasil foi negativo (-2,9%).

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ainda comparou com o mês de julho, que também teve resultado positivo para a Bahia (0,9%).

Em ambas as comparações, o Estado teve quatro resultados positivos seguidamente para o setor.  Vale ressaltar que em julho o resultado nacional também foi negativo (-4,2%).

Com os índices de agosto, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia mantiveram o desempenho positivo no acumulado no ano de 2019 (2,3%) e nos 12 meses (2,5%). Considerando esses dois índices, o turismo no Estado tem o melhor ano desde 2014, quando, em agosto, as variações eram 10,8% e 9,0%, respectivamente.

De acordo com o secretário do Turismo, Fausto Franco, que está em Roma para acompanhar a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, esse crescimento se deve ao trabalho efetivo do Governo do Estado para qualificar os serviços turísticos e promover o destino. “Este ano a Bahia esteve nas principais feiras nacionais e internacionais”, pontuou o secretário.

Ele acrescentou ainda que, além da participação nas feiras, a área de promoção da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) percorreu vários estados com road show, workshop e capacitação, direcionados a agentes e operadores de viagem, com vistas a promover o destino.

Feiras nacionais e internacionais: Ao todo, até o final do ano serão 22 feiras. Entre as nacionais, vale destacar a presença da Bahia na 46ª edição da ABAV (São Paulo); 12º Salão de Turismo da ABAV, de Minas Gerais; 22ª Feira de Turismo de Ribeirão Preto; 24º Salão Paranaense de Turismo; Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, dentre outras. Já entre as internacionais estão The New York Travel Show (Nova Iorque-EUA); ITB de Berlim, (Alemanha); Fitur, em Madri (Espanha), FIT, em Buenos Aires (Argentina), Feira de Viagens em Lisboa (Portugal), BNT Mercosul e WTM em Londres.

Vista panorâmica Fortaleza de Morro de São Paulo. O monumento foi restaurado pelo Governo da Bahia e entregue em 20 de janeiro de 2018.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).