Volume de serviços na Bahia avançou 2,3% no mês de julho de 2019

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Setor de turismo contribui para impulsionar economia do setor de serviços da Bahia, em julho de 2019.
Setor de turismo contribui para impulsionar economia do setor de serviços da Bahia, em julho de 2019.
Setor de turismo contribui para impulsionar economia do setor de serviços da Bahia, em julho de 2019.
Setor de turismo contribui para impulsionar economia do setor de serviços da Bahia, em julho de 2019.

A Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o volume de serviços avançou 2,3% na Bahia, em comparação com junho deste ano, com ajuste sazonal. Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Segundo o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro, o avanço da Bahia nesta mesma base de comparação foi superior à nacional. “O volume de serviços no Brasil marcou expansão de apenas 0,8% em julho de 2019, em comparação ao mês imediatamente anterior. No caso da Bahia, essa é a terceira variação positiva no ano de 2019”, disse.

Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços na Bahia apontou, em julho de 2019, em comparação com junho do mesmo ano, avanço de 2,0%, com ajuste sazonal. No acumulado do ano de 2019, avançou 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para as atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (6,4%); serviços prestados às famílias (5,8%); e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,6%).

Sobre a receita nominal, no acumulado dos últimos 12 meses, a Bahia avançou 2,1% em relação ao mesmo período anterior, com destaque para as atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%), serviços prestados às famílias (5,8%), e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,4%).

Já em relação a julho de 2018, o volume de serviços caiu 5,0%. O indicador acumulado no ano contraiu 1,2% e o indicador acumulado em 12 meses diminuiu 1,5%.

Atividades turísticas

Em julho de 2019, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 0,3% frente ao mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal). Em sentido contrário, os resultados negativos mais relevantes vieram de Santa Catarina (-5,6%), Paraná (-3,2%) e Rio Grande do Sul (-3,5%).

O volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, avançou 5,8% na Bahia. Na Receita Nominal, a Bahia apontou a quinta maior variação, ficando com 11,1%.

No indicador acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas na Bahia apontou crescimento de 2,2%. Por outro lado, Distrito Federal (-7,0%), Santa Catarina (-3,4%) e Paraná (-2,2%) assinalaram as principais influências negativas no acumulado do ano para as atividades turísticas. Na Receita Nominal, a Bahia apontou a terceira maior variação (8,6%), ficando abaixo de São Paulo, que apontou expansão de 14,7%.

No indicador acumulado dos últimos doze meses, a Bahia avançou 2,7%. Regionalmente, apenas oito dos doze locais investigados registraram taxas positivas, com destaque para Ceará (11,7%), São Paulo (7,7%) e Pernambuco (4,4%). Já Paraná (-4,9%) e Distrito Federal (-2,9%) foram as principais influências negativas para as atividades turísticas. Na Receita Nominal, a Bahia apontou a terceira maior variação (8,2%), ficando abaixo de São Paulo que apontou expansão de 13,4%.

Baixe

Dados da SEI sobre volume de negócios do setor de serviços referente ao mês de julho de 2019 na Bahia

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113561 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]