UNESCO lança guia online para conscientização de estudantes sobre importância dos oceanos

Imagem apresenta antes e depois do branqueamento de corais na Grande Barreira de Corais.

Imagem apresenta antes e depois do branqueamento de corais na Grande Barreira de Corais. Comissão Oceanográfica Intergovernamental, COI, apresentou programa de Cultura Oceânica. Iniciativa inclui site para promover conscientização e intercâmbio de conhecimentos. Guia e kit de ferramentas buscam integrar a cultura oceânica nas escolas do mundo todo. Segundo dados da ONU, 80% da poluição dos oceanos saem da superfície terrestre.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ao lançar Guia sobre Oceanos, destaca que elementos da vida humana como clima, alimentos, história, economia, entre muitos outros, são conectados e diretamente influenciados pelo oceano mesmo que isso não seja percebido.

A agência destaca ainda que isso se aplica tanto para os moradores das áreas costeiras quanto para aqueles que vivem longe dela.

Cultura Oceânica

Nesse contexto, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental, COI, da Unesco, lançou um programa de Cultura Oceânica. A iniciativa inclui um site para promover a conscientização e o intercâmbio de conhecimentos, um guia e um kit de ferramentas para integrar a cultura oceânica nas escolas do mundo todo.

Promover a cultura oceânica é um dos objetivos da agência da ONU para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a Década dos Oceanos, proclamada pelas Nações Unidas para os anos de 2021 a 2030.

Brasil

Nesta semana, por meio de uma parceria entre o Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, e a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Santos, será lançada uma versão em português da publicação, cujo título é “Cultura Oceânica para Todos: um kit de ferramentas”. O guia poderá ser usado em escolas públicas e privadas brasileiras.

A versão em português será formalmente lançada em evento que termina esta sexta-feira em Santos, a maior cidade portuária do Brasil. No evento participam funcionários da COI da Unesco, além da autora do kit, Francesca Santoro, coordenadora do programa de alfabetização sobre oceanos da Organização.

Objetivos

De acordo com a agência da ONU, a “cultura oceânica”, termo que traduz a “ocean literacy”, é um convite para escolas, empresas, ONGs, governo, universidades, comunidades e cidadãos a reconhecer o papel do oceano, falar sobre sua importância e reconhecer a influência humana sobre ele.

O objetivo é que também se pense em comportamentos e que se proponha ações, políticas públicas e ferramentas inovadoras que ajudem a conservá-lo e garantir a qualidade de vida das gerações futuras.

Para a agência, o lançamento em Santos é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o que já foi feito nessa área em diferentes países e impulsionar novas ações e discussões.

A programação completa pode ser acessada online neste link. Todo o evento está sendo transmitido ao vivo pela internet em parceria com o projeto Oceanos para Leigos, permitindo a participação e a interação online com discussões por meio de perguntas e comentários.

*Com informações da ONU News.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]