Secretaria da Educação da Bahia inicia ciclo de Aulões ENEM 100% com transmissão ao vivo pela internet

Revisões preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, acontecem no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.
Revisões preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, acontecem no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.
Revisões preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, acontecem no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.
Revisões preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, acontecem no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (23/09/2019), mais um ciclo de Aulões ENEM 100%. As revisões, preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), acontecem até sexta-feira (27/09/2019), no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia. Todas as aulas são transmitidas ao vivo pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e nas redes sociais da Educação Bahia. http://bit.ly/2Lkj5wh, bem como pelo canal do Youtube da SEC. A atividade reúne 1.600 estudantes de Salvador durante a semana. As provas do ENEM serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O projeto Aulões ENEM 100% tem o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagens de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica, com foco na melhoria do seu desempenho no ENEM. As revisões abrangem todas as áreas do conhecimento. Nesta segunda, as revisões de História e Física foram assistidas pelos estudantes dos seguintes colégios estaduais: Abílio César Borges, localizado no bairro de Roma; Assis Chateaubriand, Edson Carneiro e Professor José Barreto de Araújo Bastos, os três em São Caetano; Paulo Américo de Oliveira e Alípio França, ambos no bairro do Bonfim; e Dois de Julho, na Fazenda Grande do Retiro, além do Colégio da Polícia Militar João Florêncio Gomes, situado na Ribeira.

A estudante Talita Oliveira, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Abílio César Borges, disse que já está na expectativa para fazer as provas. “Esta é a primeira vez que participo de um aulão e gostei muito, pois os assuntos são revisados de forma mais leve e descontraída. Vou fazer o ENEM este ano para treinar e, a partir disso, entrar no ritmo intenso para a edição de 2020, quando terei concluído o 3º ano”, revelou.

Lucas Adriano Santos, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Professor José Barreto de Araújo Bastos, também aprovou a metodologia dos aulões. “Achei muito interessante envolver música com as revisões, pois isso nos deixa mais animados e estimulados para aprender os assuntos que mais caem no ENEM. Além disso, é sempre bom trocar experiências com estudantes de outras escolas”, afirmou.

O professor responsável pelo aulão de História, Paulo Serrão, revisou alguns dos assuntos que mais caem no ENEM. “Como o nosso tempo é curto, procuramos trabalhar os temas que mais são cobrados, a exemplo de Brasil Colônia; as invasões holandesas; as revoltas que ocorreram no século 19; e o governo de Getúlio Vargas, que vem caindo em provas consecutiva; além do processo da ditadura militar brasileira e a redemocratização com o governo de Sarney. Minhas dicas principais para o ENEM são: ter planejamento, ler bastante e acreditar nos seus sonhos”, pontuou o educador.

Mais sobre o projeto – Como ocorreu no primeiro e segundo ciclos, em julho e agosto – quando foram contemplados estudantes de Salvador e da Região Metropolitana, respectivamente –, os aulões acontecem nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h). O quarto e último ciclo será de 7 a 11 de outubro e, durante as aulas, o conteúdo do ENEM será intercalado com abordagens relativas às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cujas provas serão realizadas entre 14 e 25 de outubro.

A ação do Aulões ENEM 100% abrange, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos no total.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]