Secretaria da Educação da Bahia discute estratégias de implantação da BNCC com universidades estaduais e a UNDIME

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues participa de reunião com reitores das quatro universidades públicas da Bahia.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues participa de reunião com reitores das quatro universidades públicas da Bahia.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues participa de reunião com reitores das quatro universidades públicas da Bahia.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues participa de reunião com reitores das quatro universidades públicas da Bahia.

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (04/09/2019), um encontro com os reitores das quatro universidades públicas do Estado (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME – Bahia), com o objetivo de discutir estratégias e reforçar a parceria para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Bahia. Na ocasião, foi abordado o Programa de Apoio à Implementação da BNCC (ProBNCC), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e UNDIME, com o intuito de apoiar as secretarias estaduais e municipais na reelaboração e implementação dos novos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância desta  articulação com as universidades e a UNDIME. “Nós estamos tratando de uma agenda concreta e real em um projeto envolvendo as universidades e isso é muito importante. Nós não vamos, de forma alguma, abrir mão dos direitos de que os conteúdos sejam reafirmados. Esta pauta da BNCC é uma construção conjunta com os municípios e ter o apoio das universidades públicas estaduais é fundamental para a realização deste processo de implementação”, destacou.

O reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, falou de que forma as universidades podem contribuir para a implantação da BNCC. “Como é um projeto amplo e de grande impacto para toda a Educação Básica, a ideia da Secretaria da Educação é de aproveitar uma rede de Educação Superior própria específica do Estado que está em quase 30 municípios, numa inserção em todos os territórios da Bahia e que conta com profissionais capacitados com atuação tanto na Educação Superior, como na Educação Básica. Eu acredito que essa parceria é extremamente importante do ponto de vista pedagógico e institucional, porque um princípio básico do desenvolvimento da educação é de articulação da educação em todos os níveis e isso fortalece a Educação Básica”, disse.

Sobre o Referencial Curricular

O documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foi entregue pela Secretaria da Educação e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em ato publicado no Diário Oficial do Estado no dia 14 de agosto. O documento tem como objetivo assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual. Ele será uma referência para as redes estadual, municipais e privadas.

O Referencial Curricular tem como base as orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementada à luz das diversidades do território baiano, de modo a colaborar com a reescrita dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares. Ele é composto de dois volumes: um para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e um para o Ensino Médio, sendo que este último está em fase de construção.

Também participaram do encontro, o professor da Fundação Getúlio Vergas, Henrique Paim; o presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile; o reitor da UEFS, Evandro Nascimento; o reitor da UNEB, José Bites; o vice-reitor da UESC, Elias Guimarães; o pró-reitor de graduação da UEFS, João Danilo Oliveira; a pró-reitora de graduação da UESC, Rosana Lopes; o pró-reitor de pesquisa e graduação da UESC, George Albuquerque, além de dirigentes e técnicos da SEC.

Em paralelo à reunião com os reitores, a SEC promoveu um encontro com os assessores de comunicação da SEC e das universidades estaduais para a realização de ações em conjunto. A atividade contou com a participação do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, do coordenador executivo da Secretaria de Comunicação (SECOM), Diego Mascarenhas, e do diretor do Instituo de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]