Salvador: Projeto ‘diverCIDADE’ promove foco à cultura LGBTQI+

Cena do documentário Âncora do Marujo.
Cena do documentário Âncora do Marujo.
Cena do documentário Âncora do Marujo.
Cena do documentário Âncora do Marujo.

Com a proposta de trazer uma programação para debater o tema diversidade, acontece no Centro Histórico o projeto diverCIDADE no Pelô – LGBTQI+ em Foco. Parceria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/SecultBA) com o site Dois Terços, o evento, que ocorre no mês da Parada do Orgulho LGBTQI+ de Salvador, tem como objetivo dar visibilidade à causa, estreitando os laços entre arte e cidadania. As atividades abrangem performances artísticas com música, dança, exposição, moda, poesia, palestras, debates e intervenções de rua com a temática, buscando por meio da arte a quebra de preconceitos e a sensibilização da sociedade sobre os direitos da comunidade.

“Buscamos dialogar com o coletivo, a fim de construir uma programação que destacasse o segmento LGBTQI+. O Centro de Culturas Populares e Identitárias tem dentro da sua política o fortalecimento da cultura LGBTQI+ e desse modo buscamos envolver o Centro Histórico com uma diversidade de atrações do segmento “, explica o diretor do CCPI, André Reis.

Integrando a programação do projeto, será exibido, até dia (30/09/2019), na sala de audiovisual, do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Largo do Pelourinho, o documentário Âncora do Marujo. A produção aborda aspectos do bar Âncora do Marujo, localizado na rua Carlos Gomes, no centro da cidade, e conhecido por ser o último reduto dos shows de transformistas em Salvador. Lar da irreverência e da boemia, o estabelecimento é mostrado no filme, que é dirigido por Victor Nascimento. O público é apresentado aos artistas da casa, suas personagens e suas histórias – como modo de chegar à compreensão do transformismo como arte e do bar como território LGBTQI+. O documentário tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

 Dois Terços

Fortalecendo os debates sobre Diversidade, o site Dois Terços está há 10 anos no ar, e além de visibilizar a causa LGBTQI+ na internet, sempre traz para o cenário soteropolitano temas diversos relacionados à comunidade como o posicionamento sobre a valorização dos artistas transformistas, transfobia, LGBTQI+ portador de deficiência, preconceito dentro das escolas e universidades, incentivo ao uso da camisinha, dentre outros.  Nesta caminhada, prêmios e reconhecimentos foram oferecidos ao site que já conquistou o título de “Mídia LGBTQI+” pelo voto popular, homenagens pelos grupos LGBTQI+, como o prêmio oferecido pela Apae Salvador na passagem dos seus 50 anos, que concedeu o troféu na categoria de “Comunicação Cidadã”, ao lado dos principais veículos da cidade.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120542 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.