Salvador: Grupo Mandaia integra atração da programação do ‘Segundas do Chorinho’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cartaz anuncia projeto 'Segundas do Chorinho'.
Cartaz anuncia projeto 'Segundas do Chorinho'.
Cartaz anuncia projeto 'Segundas do Chorinho'.
Cartaz anuncia projeto ‘Segundas do Chorinho’.

Dando continuidade à programação do mês, o Projeto Segundas do Chorinho apresenta na noite de 16 de setembro de 2019 o trabalho do Grupo Mandaia com Lula Gazineu (violão, voz, arranjos e direção musical), Hélio Gazineo (violão), Ivan Bastos (baixo, arranjos e vocal), Leandro Tigrão (flauta) e Sebastian Notini (percussão), onde juntos passeiam pelo requinte da música brasileira, assim como clássicos do choro que foram e são grandes sucessos e referenciais até os dias de hoje, além de receberem músicos que sobem espontaneamente ao palco no já tradicional formato Roda de Choro.

O Segundas do Chorinho tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, a partir das 20 horas, na Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho.

Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Studio Protom, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O Grupo MANDAIA surgiu em Salvador (BA) em junho de 2003. A intenção era trazer à tona obras menos conhecidas de grandes compositores e instrumentistas brasileiros e baianos de vários períodos: Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Codó, Maestro Almiro, Radamés Gnattali, Baden Powell, Armandinho, Hermeto Pascoal e mais uma infinidade de músicos que colaboraram para o requinte da nossa música, assim como clássicos que foram e são grandes sucessos e referenciais até os dias de hoje.

Apesar da preferência pelo Choro, o grupo Mandaia incorporou ao seu trabalho ritmos regionais como o baião, o maracatu e o samba. Assim o grupo amplia a sua possibilidade de atuação, não ficando restrito simplesmente a um só gênero musical. Embora Seja um grupo relativamente jovem, o grupo Mandaia já acumula em seu currículo passagens relevantes, como apresentações em teatros de Salvador com os shows “Na Trilha do Choro”, em 2004 e 2005, com participações de Armandinho, Fred Dantas e Tuzé de Abreu, e “Risos no Choro”, com direção de Nivaldo Lariú e participação do ator Marcos Machado; participação no Festival da Rádio Educadora, com as musicas “Gingado do Bandolim”, de Ailton Reiner, em 2004, “Tema para um chorinho bem lento” de Lula Gazineu e Capinam, em 2005; Sambaden de Lula Gazineu em 2006 e Praia Fina em 2007 de Lula Gazineu e Gileno Félix, no Festival de Ferrara, na Itália, em setembro de 2005; Festival Instrumental em Salvador 2008 no Teatro Castro Alves e Jequié 2010; Tô no Pelô 2009 e 2011 com o Show Na Trilha do Choro I e II, em programas especiais de TV como “Brasileirança”, apresentado por Xangai, Juca Chaves, Aprovado, Sarau do João, Festivais de Choro no Rio de Janeiro e São Paulo, 1º e 2º Festival de Choro da Chapada Diamantina em Mucugê, Varanda do SESI (2003 – 2013) Festival de Igatú (2013), Programa Sr. Brasil TV Cultura de São Paulo em 2014 etc, Natal Na Cidade em Vitória da Conquista (2016) , Igatu em Serenata (2018) e Apresentações no Sarau do João no Teatro Castro Alves em Salvador e uma sequência de Shows pela Bahia (2019).

Ultimamente o grupo vem se dedicando a interpretar de forma bem pessoal os clássicos da nossa música, bem como as composições autorais de Lula, Ailton e Messias com arranjos modernos que respeitam ao máximo os estilos e formas musicais. O primeiro CD foi lançado em Maio de 2007 no Clube do Choro de Brasilia, hoje considerado o melhor e mais cogitado espaço da MPB instrumental do Brasil, haja visto que é frequentado por grandes artistas de reconhecimento Nacional e Internacional como: Hermeto Pascoal, Helio Delmiro, Armandinho, Yamandu Costa, Sivuca, Paulinho da Viola, Marcos Pereira, Hamilton de Holanda e outros.

Agenda

O que: Projeto Segundas do Chorinho – Ano 8

Quando: sempre às segundas-feiras, às 20 horas

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.