Prefeitura de Feira de Santana ajuda morador em situação de rua a retornar para cidade natal

Equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.
Equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.
Equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.
Equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.

O sorriso no rosto de Gabriel Vinícius Duarte de Jesus, 21 anos, representa o resultado do trabalho em equipe realizado por profissionais de diferentes órgãos da Prefeitura. Na última sexta-feira (30/09/2019), o jovem que morava nas ruas de Feira de Santana retornou a sua cidade natal, Belo Horizonte. Na capital mineira, ele foi encaminhado para receber acompanhamento de saúde, além de ser acolhido em um abrigo.

Gabriel chamou a atenção da equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, em junho deste ano, quando foi encontrado em situação de extrema magreza. Ele foi convidado a sair da rua para ser encaminhado a um abrigo.

Após a acolhida, Gabriel recebeu os cuidados médicos, quando foi diagnosticado com tuberculose. “Demos início ao tratamento para assegurar que não esteja mais transmitindo a doença antes de viajar. Ele ganhou 4kg desde que passou a residir no abrigo”, afirma a referência técnica do programa Consultório na Rua, Darlene Santos.

Através de um trabalho em conjunto com órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, foi encontrada a avó de Gabriel. “Mas a avó justificou que não tinha condições financeiras e nem físicas de mantê-lo, por isso ele passará a residir em um abrigo”, explica Darlene.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Feira de Santana, CREAS Pop, colaborou também com a articulação através de um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social que custeou a passagem de Gabriel.

“Percebemos que ele ficou muito feliz com a notícia do retorno a sua cidade. Era algo que ele queria muito e a equipe também fica feliz com essa conquista. O nosso trabalho foi realizado em parceria e ficamos também muito felizes com essa conquista”, pronunciou Darlene Santos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110073 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]