Plano de Arborização de Feira de Santana é apresentado em reunião do CONDEMA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Apresentação do Plano de Arborização de Feira de Santana.
Apresentação do Plano de Arborização de Feira de Santana.
Apresentação do Plano de Arborização de Feira de Santana.
Apresentação do Plano de Arborização de Feira de Santana.

Biodiversidade, aptidão climática, porte adequado, rusticidade, copa, toxicidade. Uma árvore adequada para cada situação, espaçamento, harmonização.

Aspectos do Plano Municipal de Arborização foi apresentado durante a reunião do Condema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), nesta quarta-feira (25/09/2019).

O agrônomo Igor Santos Bulhões, da Secretaria de Agricultura, abordou os vários aspectos do plano, que deverá ser iniciado nos próximos meses pela Secretaria de Meio Ambiente.

Ele explicou o que plantar, como plantar, como planejar os passeios, quais as medidas que devem ser adotadas, quais as espécies que se adaptam ao clima da região, entre outras informações.

“O que se busca, com este planejamento, é trocar procedimentos que têm como base metodologia indutiva por práticas focadas na técnica”, afirmou o agrônomo.

Como espécies cujas raízes não trarão problemas estruturais futuros ou suas copas não interferirão na rede de abastecimento de energia elétrica, oferecerão sombreamento ideal.

O secretário de Meio Ambiente, Arcênio de Oliveira, analisa que o plano de arborização está sendo tecnicamente elaborado e que vai atender aos objetivos.

“Os estudos apontarão a espécie certa para cada tipo de terreno, passeio e para situações específicas”, afirmou o secretário. “Os benefícios de uma boa arborização são conhecidos pelos especialistas e sentidos pela comunidade”.

Argumenta que as árvores contribuem para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, as folhas absorvem a radiação, reduzindo, assim, o calor em até oito graus centígrados, controlam o vento, amenizam a poluição sonora e atmosférica.

CONDEMA empossa novos membros

Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (CONDEMA), representando instituições governamentais, foram empossados durante a reunião mensal do órgão, nesta quarta-feira (25/09/2019), pela manhã, no auditório do Hotel Acalanto.

São membros titulares o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, o procurador Geral do Município, Cleudson Santos Almeida, a professora da UFRB, Hilda Costa e da Agência Reguladora de Feira de Santana, Denilton Pereira de Brito.

O Condema é formado por representantes do poder público e da sociedade organizada. O mandato dos conselheiros será de quatro anos, com possibilidade de recondução ao cargo por igual período.

Entre outras, o CMPS terá como atribuição elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável, especialmente quanto às metas, objetivos, responsabilidades e orçamentos, conforme os princípios, diretrizes dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS-Nações Unidas).

“Quanto mais o Condema aumentar a representatividade, maior será o trabalho que vai ser realizado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Arcênio de Oliveira, que preside o órgão. “O de Feira é atuante tem membros participantes, ativos”.

O chefe de Educação Ambiental a Semmam, João Dias, fez uma breve palestra sobre as origens de Feira de Santana, com abordagens sobre a estrada real, origens de nomes de bairros, lagoas, igrejas. “Feira tem uma rica e bela história que todos deveriam conhecer”.

Pela estrada passavam as tropas de burros que traziam e levavam mercadorias para o litoral e de lá para os sertões, as boiadas levadas para o porto de Cachoeira, que antes ganhavam peso na fazenda onde Feira foi originada.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]