Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana lança programação oficial da 12º edição

Convite de lançamento da 12ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana.
Convite de lançamento da 12ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana.

O Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) chega à 12ª edição consolidado no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de fomento e democratização do acesso às artes cênicas. Serão 12 dias de intensa programação, com grupos e artistas convidados e selecionados através de edital de abrangência nacional, com o intuito de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude.

Ao todo foram 231 inscrições, número que superou a marca de outros anos de projeto. O lançamento oficial desta edição será realizado na terça-feira (10/09/2019), a partir das 14 horas, no Teatro do Cuca.

No lançamento, aberto ao público em geral, comunidade artística, representantes de escolas públicas e privadas, diretores e coordenadores de espaço culturais e imprensa, será apresentada a programação completa do festival, que acontece de 1º a 12 de outubro, além da realização da performance “Cantos que contam”, com a atriz e arte-educadora Neide Kocca e o músico João Jesus.

O destaque do lançamento será a apresentação do Troféu Cultural Henrique Motté, entregue a todos os grupos participantes como símbolo de reconhecimento do fazer artístico, e que agora leva o nome do patrono da Cia. Cuca de Teatro, Motté (1963-2019), em toda a sua trajetória, foi um profundo e dedicado incentivador e fomentador das manifestações artísticas, aproximando pessoas e utilizando a arte como principal instrumento de transformação social.

Ainda no lançamento, representantes de escolas da rede pública poderão credenciar suas instituições para a participação gratuita de estudantes durante o festival. Terão prioridade de atendimento as instituições que participarem desse evento. A iniciativa possibilita e fortalece a fruição artística no processo que envolve o encontro da criança e do jovem com obras artísticas, impactando na formação desses indivíduos.

O público presente também poderá se inscrever na Oficina de Formação “Cultura Infância e Vivência Artística – um encontro para adultos que convivem com crianças”, ministrada pela atriz, performer, produtora, gestora cultural e pela primeira vez exercendo o papel de crítica teatral do festival, Isabela Silveira.

A atividade, com duração de seis horas, que acontecerá no dia 19 de setembro no Teatro do Cuca, proporciona um espaço de reflexão sobre processos de acolhimento, boa convivência, valorização da diversidade e refinamento da sensibilidade estética de crianças de 0 a 12 anos.

Dinâmicas individuais e coletivas serão trazidas a fim de mobilizar valores que contribuam para o interesse de crianças e adultos pela vivência artística e cultural. Público-alvo: educadores, familiares, gestores, cuidadores e interessados na temática. Vagas limitadas. Inscrição: 1kg de alimento estocável.

Agenda

O que: Lançamento 12ª edição Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana

Quando: 10 de setembro de 2019 das 14 às 15 horas – Credenciamento para Escolas Públicas | 15 horas – Início do evento, das 14 às 15 horas – Credenciamento para Escolas Públicas | 15 horas – Início do evento

Endereço: Teatro do Cuca

Idealização e Realização: Cia. Cuca de Teatro

Apoio Cultural: Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) | Fundação Cultural Egberto Costa – Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Cena da peça teatral ‘João, o alfaiate’.
Cena da peça teatral ‘João, o alfaiate’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109681 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]