Feira de Santana sedia terceiro encontro de curadores de eventos literários; Secretário estadual Jerônimo Rodrigues participou da reunião

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues e curadores de eventos literários participam de reunião em Feira de Santana.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues e curadores de eventos literários participam de reunião em Feira de Santana.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues e curadores de eventos literários participam de reunião em Feira de Santana.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues e curadores de eventos literários participam de reunião em Feira de Santana.

Como parte da programação da 12ª edição da Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), que acontece até domingo (29/09/2019), em Feira de Santana, a Rede Colaborativa de Eventos Literários da Bahia promoveu uma reunião, nesta quarta-feira (25), no SESC feirense. Este foi o terceiro encontro da rede, que é formada por organizadores, produtores e curadores de eventos literários do Estado, promovido com o objetivo de fortalecer as feiras e eventos literários. A atividade contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do coordenador da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), Zulu Araújo.

Durante o encontro, foram destacadas algumas iniciativas e estratégias que poderão ser adotadas para fortalecer os eventos literários na Bahia. Um dos exemplos foi o Plano Estadual do Livro e da Leitura, para mapear e calendarizar todas as feiras e festas literárias do Estado. Também foi abordada a necessidade de um diagnóstico sobre os impactos dos eventos nas cidades, além do lançamento oficial da Rede Colaborativa durante o Festival Literário Nacional (FLIN), que será promovido pelo Governo do Estado, sob a coordenação da FPC/SecultBA, de 12 a 15 de novembro, no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Currículo escolar

O secretário Jerônimo Rodrigues, que é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), falou sobre a relevância da Feira do Livro/Festival Literário de Feira de Santana e destacou a necessidade da articulação da rede colaborativa para fomentar ações como esta em toda a Bahia. “Não posso deixar de registrar, primeiro, a receptividade e o ambiente aqui do SESC, e, em nome do Governo do Estado, agradecer esta parceria do SESC com a UEFS. É uma coisa boa a gente escrever uma história já com 12 anos da FLIFS e ver que a gente tem condições de puxar uma fileira, porque já tem uma experiência e uma história consolidada. Nós estamos buscando, na secretaria, que as feiras e os festivais literários estejam no calendário escolar de 2020. Na jornada pedagógica, realizada no início do ano, já temos que discutir isso com a nossa rede e é fundamental que a concepção dos eventos seja repartida. Este grupo precisa discutir ideias para que todos se fortaleçam”, afirmou.

A representante do Festival Literário de Santo Estevão (FlISE), Sueli Santos Sousa, considerou um avanço a inserção destas atividades no calendário escolar. “Precisamos colocar as festas e feiras no calendário escolar não só para fortalecer os eventos, mas também garantir o futuro destas atividades”, destacou.

Segundo Zulu Araújo, em 2020 o Estado da Bahia contará com 25 festas literárias na capital e no interior. Para ele, a rede colaborativa tem um papel fundamental. “Esta rede colaborativa precisa ser consolidada para que consigamos trabalhar de forma mais organizada nos eventos que estarão por vir”.

O encontro também contou com as participações do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e do diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Iuri Rubim.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112939 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]