Feira de Santana: Obras de Vinícius de Moraes ganham releitura em EXPOVERA, do CMEI Anchieta Nery

EXPOVERA do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza.EXPOVERA do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza.
EXPOVERA do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza.

EXPOVERA do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza.

As abelhas, o peixe-espada, o leão e o pato. Os personagens da obra de Vinícius de Moraes invadiram a Expovera, exposição de arte que brinda a chegada da primavera. A ideia é do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza, localizado no bairro Mangabeira, que nesta sexta-feira (20/09/2019), apresentou as obras assinadas pelas crianças dos dois aos cinco anos. Os quadros são inspirados nos poemas de autoria do poetinha.

A exposição artística-cultural concebida na primavera é realizada pelo segundo ano consecutivo na creche. A partir do tema “Vinicius de Moraes e os animais”, a Expovera apresentou diversas releituras feitas pelas crianças, muitas com o auxílio do próprio corpo, usando, por exemplo, mãos e pés para compor os quadros. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar cores e formas diferentes em suas produções.

“Trabalhamos diversos aspectos como arte, cultura, literatura, questões socioambientais, música, entre outros”, relata a professora Livya Layanne Cruz Moura Almeida, diretora do CMEI. “Nossas crianças, mesmo pequenas, já reconhecem uma importante parte da cultura do Brasil, sabem quem é Vinicius de Moraes e suas obras, isso é muito positivo”, defende.

Além da exposição artística, os estudantes também trouxeram para a abertura do evento as músicas de Vinícius de Moraes. O monitor do Programa Música na Escola, João Carlos Barbosa, comemora o desenvolvimento musical dos alunos: “Eles deram opiniões, sugestões, participaram ativamente da produção para esta culminância. Fizemos tudo juntos”, conta.

Os pais, responsáveis e membros da comunidade prestigiaram o evento. “Minha filha estuda aqui desde que a creche inaugurou, sempre participa de atividades que considero muito importantes para o crescimento dela. E eu busco acompanhar e estar presente. Ela estava muito empolgada com a exposição”, conta Marlene Amorim, mãe de Maria Antonia Amorim, do grupo 5.

A Expovera ficará aberta à comunidade até o dia 27 de setembro, próxima sexta-feira.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]