Estudantes da Bahia tomam posse como deputados federais em Brasília

Estudantes da Bahia vivenciam experiência política na capital federal.Estudantes da Bahia vivenciam experiência política na capital federal.
Estudantes da Bahia vivenciam experiência política na capital federal.

Estudantes da Bahia vivenciam experiência política na capital federal.

Seis estudantes baianos estão representando o Estado da Bahia, em Brasília, no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019. Eles estão entre os 78 alunos das redes pública e privada de todo o Brasil, que tomara posse e estão vivenciando, na prática, durante toda esta semana (de 23 a 27 de setembro de 2019), o trabalho dos deputados federais. Nestes dias, eles estão elaborando projetos de leis e debatendo, na Câmara dos Deputados, temas de grande importância para o país.

Os estudantes que estão representando a Bahia são Adriele Barbosa, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado em Salvador; Adriele Lisboa, do Colégio Estadual Mario Teixeira de Freitas, também de Salvador; Igor dos Santos, do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias; Maria Antonia Dezidério, do Colégio Militar de Salvador; Juliana Gomes, do Villa Campus de Educação, de Salvador; e Mariana Santos Gomes, do Colégio Sementes do Saber, localizado em Conceição do Almeida.

A estudante Maria Antonia Dezidério, do Colégio Militar de Salvador, foi eleita presidente do PJB e falou do significado deste momento. “Foi uma eleição muito difícil, porque o nosso partido contava com a minoria. Tínhamos 33 votos e precisávamos ganhar no discurso. Quando eu fiz o meu discurso, algumas pessoas que estavam em dúvida resolveram nos apoiar e fomos para 39 votos. Houve um empate e eu ganhei porque sou mais velha e as pessoas se sentiram representadas. A minha atuação nos próximos dias vai ser de defender as pautas que eu disse no meu discurso, de igualdade e sempre buscando um balanceamento entre as ideias. Espero ser uma boa presidente da Câmara”, afirmou.

O coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria da Educação do Estado, Jocivaldo Bispo, que acompanha os estudantes em Brasília, falou sobre o significado da eleição de Maria Antônio e desta vivência no Parlamento para o grupo. “Para nós, a eleição de Maria Antônia coloca o Estado da Bahia em destaque nacional, visto que a qualidade do projeto e a qualidade da articulação dos seis jovens do Estado permitiram que a eleição de Maria Antônia, que começou quase perdida, fosse efetivada. Ela é uma mulher, jovens com 19 anos, nordestina, baiana e preta. Esta é a contribuição de debate e qualificação da política que o Estado da Bahia possibilita ao Brasil. Além disto, ela será presidenta durante um ano e empossará o próximo presidente do Parlamento Jovem Brasileiro em 2020”, afirmou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]