Espaço Xisto Bahia promove debate sobre profissionalização artística de pessoas com deficiência

Programação terá aula aberta com participação do Neojiba e roda de conversa.
Programação terá aula aberta com participação do Neojiba e roda de conversa.
Programação terá aula aberta com participação do Neojiba e roda de conversa.
Programação terá aula aberta com participação do Neojiba e roda de conversa.

O Espaço Xisto Bahia realiza o Dia C da Cultura Acessível para marcar a passagem do mês da acessibilidade e enfatizar o protagonismo das pessoas com deficiência na cena cultural baiana. O evento acontecerá no dia 20 de setembro de 2019, a partir das 10 horas, e terá em sua programação uma aula aberta com a participação de orquestra do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, às 10 horas, e uma roda de conversa com o tema “A profissionalização artística das pessoas com deficiência no cenário cultural”, às 14 horas.

Setembro é considerado o mês da acessibilidade, pois é quando se comemoram também os dias nacionais do Teatro Acessível (19), de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e dos Surdos (26). Para refletir e expandir o conceito de acessibilidade, o evento convida os profissionais da cultura a participarem de uma roda de conversa que terá Geovan Bantu como mediador e contará com as presenças de João Lima (Diretor Artístico do Casulo de Artes Inclusivas), Antônio Marques (Coordenador Artístico da APAE – Salvador), Edu O.  (Artista, Professor da Escola de Dança da UFBA) e Alexandre Carvalho Baroni (Superintendente da SUDEF – Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência / Câmara Temática Promoção da Igualdade da Pessoa com Deficiência.

O Dia C da Cultura Acessível é uma atualização da Semana Cultural Acessível, que foi realizada nos anos de 2015, 2016 e 2017 no Xisto Bahia, espaço de referência em Salvador nas discussões sobre acessibilidade no âmbito artístico e cultural.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Agenda

O que: Programação dia c da cultura acessível

Quando: 20 de setembro, das 10 horas às 17 horas

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]