Condor pode continuar voando, diz Governo da Alemanha; Empresa receberá empréstimo de € 380 milhões, garantido 100% pelo governo federal

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Condor é uma companhia aérea sediada na Alemanha.
Condor é uma companhia aérea sediada na Alemanha.
Condor é uma companhia aérea sediada na Alemanha.
Condor é uma companhia aérea sediada na Alemanha.

Em comunicado em inglês enviado nesta quarta-feira (25/09/2019) ao Jornal Grande Bahia (JGB), o Governo da Alemanha informou que a Condor Flugdienst GmbH, com sede no estado alemão de Hesse, receberá um empréstimo de 380 milhões de euros em KfW, garantido 100% pelo governo federal. A decisão foi tomada pelo governo alemão, economizando 5.000 empregos.

“A Condor tem um futuro”, declarou Peter Altmaier, ministro federal da Economia da Alemanha, na noite de terça-feira (24) em Berlim. Muitos dos quase 5.000 empregos da empresa serão salvos. E há boas chances de que os contribuintes recebam seu dinheiro de volta, acrescentou.

Perspectivas para a força de trabalho

O Ministério Federal de Assuntos Econômicos, o Ministério Federal das Finanças, o Ministério Federal dos Transportes, o Ministério Federal das Relações Exteriores, o Ministério Federal da Justiça e a Chancelaria Federal estiveram envolvidos na decisão de conceder apoio à Condor Flugdienst GmbH, totalizando 380 milhões de euros.

Em 20 de setembro, a Condor Flugdienst GmbH solicitou apoio na sequência da insolvência da empresa-mãe, Thomas Cook.

UE deve aprovar empréstimo

O empréstimo-ponte ainda está sujeito à aprovação da UE. O governo alemão está conversando com a Comissão Europeia a esse respeito. E a empresa deve ser excluída do esquema de responsabilidade conjunta do grupo Thomas Cook.

O empréstimo-ponte dará à empresa a chance de continuar operando e voando e também oferece perspectivas de que os funcionários mantenham seus empregos. Mais de 200.000 turistas alemães estão atualmente no exterior, tendo voado com o Condor. O estado federal de Hesse deve arcar com 50% do risco do governo federal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10094 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).