Aberta em Feira de Santana a 12ª edição da Feira do Livro e do Festival Literário e Cultural

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues palestra durante abertura da FLIFS 2019.

Conhecida como a Princesa do Sertão, Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia (105 km de Salvador), sedia, a partir desta terça-feira (24/09/2019) até domingo (29) a 12ª edição da Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), cujo tema é “Acesse um livro, conecte-se ao mundo”. O evento, organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi aberto nesta terça-feira na Praça Padre Ovídio (Auditório Julieta Carteado), com as presenças do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, e do reitor da UEFS, Evandro Nascimento.

A FLIFS tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos. O evento acontece na Praça Padre Ovídio e a expectativa é de que receba cerca de 70 mil visitantes. Em uma área de, aproximadamente, 4 mil m², 70 stands foram montados para disponibilizar ao público produtos e serviços de dezenas de editoras, livrarias, bibliotecas e grupos de leitura. Além dos corredores da FLIFS, que servem de “palco” para várias manifestações artísticas, a estrutura do evento na praça também inclui mais quatro espaços para programação: Auditório Julieta Carteado, Arena Rita Brêda, Praça Rodolfo Coelho Cavalcante (Praça do Cordel) e Palco Maryzélia.

O secretário Jerônimo Rodrigues, que é professor da UEFS, afirmou que a SEC está incentivando, cada vez mais, a realização de feiras literárias em toda a Bahia e destacou o porque desta ação estratégica. “É uma alegria muito grande compartilhar este momento em que a nossa história vai se perpetuando com as pessoas que fizeram valer e continuam fazendo valer. A gente acompanhou de perto a divulgação desta feira, mas quero fazer um apelo forte para que a gente faça um grande mutirão visando dar ainda mais visibilidade a esta e a todas feiras literárias do Estado. Na FLIGÊ (Feira Literária de Mucugê), tiramos uma agenda para que neste encontro curadores e curadoras de feiras literárias de todo o Estado pudessem nos reencontrar. Então, nesta quarta-feira, no SESC, estaremos nos reunindo com mais de 30 representantes de feiras literárias para criarmos um calendário acadêmico no ano letivo e temos que valorizar as iniciativas nos municípios menores, fortalecendo estratégias para que as escolas estaduais de Feira de Santana, que sedia uma feira já consolidada, possam se fazer presentes”, discursou o gestor estadual, acompanhado do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes.

O reitor Evandro Nascimento também destacou a importância do evento que chega à sua 12ª edição. “A Feira do Livro de Feira de Santana é um evento já consolidado e tem o objetivo de fomentar a formação de leitores, algo primordial para que sejam garantidas a cidadania e uma sociedade que tenha pessoas com capacidade de fazer uma leitura de vida com pensamento crítico com capacidade para construir um mundo melhor. Contamos com a parceria de diversas instituições, que se somam à UEFS, como as secretarias municipais de Educação e Cultura; a Arquidiocese de Feira de Santana; o SESC e a Secretaria da Educação do Estado. Sem estas parcerias não seria possível a sua realização. Também quero destacar a importância do investimento da prefeitura municipal com o vale-livro, no valor de 100 mil reais para os estudantes da rede municipal de ensino, e a visitação dos estudantes das unidades escolares municipais, despertando desde cedo nas crianças o gosto pela leitura”.

A abertura da FLIFS foi marcada pela interpretação do Hino Nacional e do Hino à Feira, por Cristiane Souza e Alisson de Sousa, e pela exibição da Campanha Memórias de Leitura, da Fundação Pedro Calmon. Para encerrar o primeiro dia de atividades, foi realizado o Sarau do Poeta, no Teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc/Centro). A atividade fez referências a obras de artistas baianos consagrados, como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Gregório de Mattos e Castro Alves. O espetáculo contou com a participação dos músicos Joaquim Carvalho (voz e violão), de Eddie Santana (violão e violino), Sidney Argolo (percussão) e Jackson Costa (pandeiro, voz e poemas).

Prefeito Colbert Martins Filho palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Prefeito Colbert Martins Filho palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Reitor Evandro do Nascimento palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Reitor Evandro do Nascimento palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Bispo Zanoni Demettino Castro palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Bispo Zanoni Demettino Castro palestra durante abertura da FLIFS 2019.
Show de abertura do Feira do Livro e do Festival Literário e Cultural 2019.
Show de abertura do Feira do Livro e do Festival Literário e Cultural 2019.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110000 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]