TV Globo inaugura no Rio de Janeiro complexo de estúdios MG4 e amplia capacidade de produção audiovisual; PROJAC é o maior complexo cinematográfico da América Latina

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho inauguram MG4, complexo de estúdios da Globo no Rio de Janeiro.
João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho inauguram MG4, complexo de estúdios da Globo no Rio de Janeiro.
João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho inauguram MG4, complexo de estúdios da Globo no Rio de Janeiro.
João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho inauguram MG4, complexo de estúdios da Globo no Rio de Janeiro.

Maior complexo de produção de conteúdo da América Latina, os Estúdios Globo ganharam na uinta-feira (008/08/2019) um novo espaço para a criação audiovisual na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Batizada de Módulo de Gravação 4 (MG4), a área tem 26 mil metros quadrados, o equivalente a quatro campos de futebol somente de área construída.

São três novos estúdios, de 1,5 mil metros quadrados cada um, além de espaços de produção e armazenagem. O projeto levou cinco anos para ser concluído, entre pesquisas e obras, e teve um investimento de mais de R$ 200 milhões.

Primeira atração a ser gravada no espaço será a nova novela das nove, ‘Amor de Mãe’ . Crédito: Memória Globo
— A inauguração deste novo complexo de estúdios é a prova de que os meus irmãos e eu, e agora também nossos filhos, honramos essa tradição. Ao longo das décadas o Brasil pôde testemunhar que em essência somos excelentes contadores de história, não importando o meio de distribuição — disse Roberto Irineu Marinho, presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, na solenidade oficial de inauguração, nesta quinta, em que também estiveram presentes os acionistas João Roberto Marinho e José Roberto Marinho, além de executivos e funcionários do Grupo Globo.

Roberto Irineu Marinho destacou a importância de “acolher o novo, com otimismo e coragem” e concluiu:

— Nossos conteúdos, nossas histórias, ao mesmo tempo são impactados por nossa cultura e por nosso povo e impactam essa mesma cultura e esse mesmo povo. Essa é a chave do nosso sucesso, no passado, no presente e no futuro, e é o que nos dá confiança para realizarmos investimentos tão vultosos quanto os necessários para a construção destes três novos estúdios, em que mais histórias serão produzidas para serem contadas.

A partir de agora, os Estúdios passam a ocupar uma área total de 1,73 milhão de metros quadrados, com 13 estúdios de gravação, ampliando a capacidade de produção de novelas, séries, minisséries, realities, formatos originais, programas de humor e variedades.

Para se chegar à nova tecnologia que equipa o complexo foram gastos dois anos de estudos e pesquisas com os principais players do mercado internacional.

— Eu queria fazer uma homenagem às pessoas que fizeram isto aqui, às pessoas que estão fazendo estes sonhos todos os dias, e dizer que a vista que a gente tem depende da montanha que a gente sobe. E a Globo não tem medo de altura — afirmou o presidente-executivo do grupo, Jorge Nóbrega.

A primeira produção a ser gravada nos novos estúdios será a novela das nove “Amor de Mãe”, que tem autoria de Manuela Dias e direção de José Luiz Villamarim. A previsão é que as gravações comecem em outubro.

— O que temos aqui vai além de paredes. Temos que olhar isto com a lente do talento. Pois isto aqui foi feito do talento brasileiro. A partir daqui vamos fazer o brasileiro se emocionar, sorrir um pouco mais. Ficção faz sonhar, faz imaginar, faz evoluir — defendeu Carlos Henrique Schroeder, diretor-geral da Globo.

Sem emaranhado de cabos nos estúdios

Os espaços de gravação são integrados e possibilitam, por exemplo, que uma cena tenha continuidade em uma área externa de gravação (cidade cenográfica). Os estúdios foram dotados de equipamentos wireless, eliminando os cabos de câmeras e microfones, o que garante maior mobilidade nas gravações, além de um set mais seguro. Os três novos estúdios nasceram habilitados para os formatos 4K e 4K HDR. Além A produção em altíssima resolução prepara a empresa para as tecnologias que ainda virão.

Com a inauguração, os Estúdios Globo passam a ocupar uma área total de 1,73 milhão de metros quadrados, com 13 estúdios de gravação, com mais capacidade de produção de novelas, séries, minisséries, realities, programas de humor e de variedades.

Tecnologia sustentável

Com 100% da energia vinda de fontes renováveis, o empreendimento é dotado de um telhado verde — que contribui para a economia de energia —, iluminação 100% a LED e planta de energia solar.

Além disso, conta com o reuso de água de chuva, tratamento de 100% dos efluentes gerados e coleta seletiva de lixo. Para o enriquecimento arbóreo do espaço foi promovido o plantio de 14 mil novas mudas.

Para marcar a inauguração do MG4, haverá na tarde desta quinta mesas-redondas sobre indústria criativa, cultura e inovação. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Globo, os debates vão ter mediação de Pedro Bial e Aline Midlej.

Participam nomes como Andrucha Waddington, Caio Gullane, Manuela Dias, Mauro Mendonça Filho, Andrea Barata Ribeiro, Rodrigo Teixeira, George Moura e Luisa Lima, além dos neurocientistas Sidarta Ribeiro e Suzana Herculano-Houzel e do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner.

*Com informações do Jornal O Globo

Vista aérea do MG4, complexo de estúdios da Globo no Rio de Janeiro.
Vista aérea do MG4, complexo de estúdios da Globo no Rio de Janeiro.

Confira vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123204 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.