TRF2 concede habeas corpus à Eike Batista; Empresário deixa a prisão

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Eike Batista, empresário fundador do grupo EBX.
Eike Batista, empresário fundador do grupo EBX.
Eike Batista, empresário fundador do grupo EBX.
Eike Batista, empresário fundador do grupo EBX.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) concedeu neste sábado (10/08/2019) um habeas corpus a Eike Batista, o magnata do petróleo e da mineração que já foi o homem mais rico do Brasil, revogando uma ordem de prisão temporária que expiraria na segunda-feira.

Na quinta-feira, a polícia prendeu temporariamente o ex-bilionário excêntrico do Rio de Janeiro por suspeita de lavagem de dinheiro e uso de informação privilegiada no mercado de ações.

Promotores federais disseram que identificaram cerca de R$ 800 milhões em transações ilícitas.

De acordo com documentos judiciais, a ordem de detenção temporária tinha como objetivo evitar que Batista contatasse outros suspeitos no caso para estabelecer uma estratégia de defesa para os testemunhos.

Mas a juíza de apelação federal Simone Schreiber determinou que a ordem de prisão não pode ser usada como uma ferramenta para restringir a defesa ou interferir em seu depoimento policial.

Eike está em prisão domiciliar desde o início de 2017 sob acusações separadas. No início de 2018, ele foi condenado e sentenciado a 30 anos de prisão por ter pago US$ 16,5 milhões de suborno ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral em troca de contratos de construção do estado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113638 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]