Semana Design Salvador homenageia Zanine Caldas

Zanine Caldas é homenageado durante Semana Design Salvador.
Zanine Caldas é homenageado durante Semana Design Salvador.
Zanine Caldas é homenageado durante Semana Design Salvador.
Zanine Caldas é homenageado durante Semana Design Salvador.

Um dos maiores expoentes do modernismo brasileiro no design de móveis, aclamado como “Mestre da Madeira”, Zanine Caldas será homenageado na primeira Semana Design Salvador. A data do Festival já está definida, de 17 a 20 de outubro de 2019, e vai acontecer no Espaco Colabore no Parque da Cidade e em alguns pontos da capital baiana.

Nascido em Belmonte, Zanine Caldas comemoraria, em 2019, cem anos de nascimento. Por isso, o festival urbano abrirá espaço para apresentar um pouco mais da obra, do arquiteto, designer e maquetista baiano. De maquetista dos principais arquitetos modernos brasileiros nas décadas de 1940 e 1950 a arquiteto de prestígio a partir do fim dos anos 1960, Caldas foi precursor de uma indústria moveleira nos anos 1950 e criador de móveis artesanais nos anos 1970.

No cenário arquitetônico nacional se destaca no por explorar as potencialidades construtivas e as qualidades plásticas das madeiras brasileiras. Se nos anos 1950 os móveis de Caldas são feitos em escala industrial, nos anos 1970, retoma o trabalho como designer, seus móveis passam a ser esculpidos artesanalmente.

Na Bahia, precisamente em Nova Viçosa, que o arquiteto constrói a Casa dos Triângulos, a Casa da Beira do Rio e o Ateliê Franz Krajcberg. Do industrialismo dos anos 1950 ao ecologismo dos anos 1970, foi membro do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Sphan, dono de um ateliê de maquetes, atendeu os principais arquitetos modernos do Rio de Janeiro e São Paulo sendo responsável pela maioria das maquetes apresentadas no livro Modern Architecture in Brazil, 1956.

Foi professor da Universidade de Brasília – UnB em 1962, dando aulas de maquetes até 1964, quando perde o cargo em virtude do golpe militar. Fundou o Centro de Desenvolvimento das Aplicações das Madeiras do Brasil – DAM, e a criação da Escola do Fazer, um centro de ensino sobre o uso da madeira da região para a construção de casas, mobiliário e objetos utilitários para a população de baixa renda. Deu aulas na École d´Architecture [Escola de Arquitetura] de Grenoble, França.

Recebeu o título de arquiteto honorário dado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB. Do Musée des Arts Decoratifs [Museu de Artes Decorativas] de Paris expos suas peças de design em 1989, ano em que recebeu a medalha de prata do Colégio de Arquitetos da França. Suas obras estão no Museu de Arte Moderno do Rio de Janeiro (MAM), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e no Solar do Unhão.

Semana Design Salvador

Um grande festival urbano. O evento tem como objetivo promover a cultura do design em suas conexões – arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, empreendedorismo e inovação tecnológica.

A proposta é colocar Salvador no cenário mundial dos grandes eventos de Design, que já acontecem em cidades como Milão, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro. A capital baiana terá uma programação predominantemente gratuita, pensada para celebrar a cidade, a criatividade e o design.

Serão quatro dias de evento, sendo que na quinta e sexta-feira mais focado aos profissionais do mercado e sábado e domingo conteúdos para o público geral e interessados no assunto. A programação conta também com oficinas e workshops infanto-juvenis.

Entre as propostas do festival está integrar a economia criativa e o ecossistema da cidade, com vocação natural para a indústria criativa. A semana se conectará com outros vetores da economia criativa sendo uma plataforma de promoção comercial, geração de negócios e desenvolvimento econômico.

Agenda

O que: Primeira Semana Design Salvador – homenageia Zanine Caldas

Quando: 17 a 20 de outubro de 2019

Onde: Espaço Colabore no Parque da Cidade

Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n – Itaigara, Salvador – BA, 41815-420

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]