Prefeitura de Feira de Santana promove Campanha de Vacinação antirrábica no Centro de Zoonoses durante final de semana

Campanha de Vacinação antirrábica no Centro de Zoonoses.
Campanha de Vacinação antirrábica no Centro de Zoonoses.

A raiva é uma doença letal para seres humanos e animais. A imunização de cães e gatos é a melhor forma de prevenir contra a doença. Neste sábado (31/08/2019), a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, estará promovendo a vacinação antirrábica.

A ação acontece das 8 às 16 horas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Eduardo Froes da Mota, bairro Jussara.

Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade. Fêmeas paridas também podem ser vacinadas e não há contraindicação para a vacina.

Os donos dos animais devem levar a caderneta de vacinação do pet, caso possua. Todos os animais necessitam ser levados com coleira, já os agressivos devem estar utilizando coleira e mordaça.

“Pretendemos imunizar o maior quantitativo de animais que ainda não foram vacinados durante o início do ano, no cronograma de rotina”, afirma Mirza Cordeiro, médica veterinária e coordenadora do CCZ.

Ainda de acordo com ela, a partir desta segunda-feira (02) não haverá mais doses da vacina antirrábica, motivada pelo atraso no recebimento das doses pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa do governo Colbert Martins Filho é uma estratégia de imunização devido a campanha nacional de vacinação antirrábica ter sido cancelada pelo Ministério. Segundo o comunicado emitido pelo MS, a previsão de abastecimento será em novembro.

Casos de raiva

O CCZ não registra casos de raiva em humanos há cerca de 14 anos. Caso haja alguma situação de agressão, mordedura ou lambedura de feridas de animais em humanos é necessário que o paciente se dirija ao Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para ser examinado e cumprir os protocolos contra a raiva em humanos.

“Os donos de animais que percebam a mudança de comportamento em cães e gatos devem acionar o CCZ pelo telefone 3614-3613”, orienta Mirza Cordeiro.

Ela ainda alerta que morcegos também são transmissores do vírus da raiva. “Qualquer situação de acidente com morcegos deve ser sinalizada ao CCZ”, findou a veterinária.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]