MPT na Bahia recebe evento da ONU sobre diversidade transexual

MPT na Bahia recebe evento da ONU sobre diversidade transexual.
MPT na Bahia recebe evento da ONU sobre diversidade transexual.
MPT na Bahia recebe evento da ONU sobre diversidade transexual.
MPT na Bahia recebe evento da ONU sobre diversidade transexual.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia vai realizar na próxima quarta-feira (07/08/2019) atividade com a presença de transexuais de Salvador e RMS para marcar o encerramento do Programa de Mentorias da 1ª Trans-Formação de Salvador e região metropolitana.

O programa é idealizado pela Organizado das Nações Unidas (ONU) no Brasil, a partir de campanhas feitas por entidades civis que atuam na defesa dos direitos da população LGBT. O evento terá início às 13:30 hora no plenário do MPT na Bahia, localizado na Avenida Sete de Setembro, 2563, no Corredor da Vitória em Salvador.

A procuradora do trabalho Larissa Lima atua no projeto Trans-Formação como mentora da transsexual Karla Zhand de Jesus, ativista da Casa da Diversidade em Salvador. A mentoria é uma das estratégias do projeto que oferece aos ativistas orientação e suporte para atuarem junto à sociedade na defensa dos direitos da população trans e na promoção da diversidade de gênero.

“A participação do MPT no projeto Trans-Formação visa prevenir e combater qualquer forma de discriminação que envolva orientação sexual e identidade de gênero. É preciso promover a inclusão e a permanência dos transsexuais no mercado de trabalho com respeito e dignidade. Portanto estamos orientando a formação de lideranças e o fortalecendo as redes entre os ativistas transsexuais”, afirma Larissa Lima.

A procuradora Valdirene de Assis também estará presente ao evento, representando a Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho do MPT (Coordigualdade), braço do MPT que estabeleceu a parceria com a ONU para esta ação.

O projeto ofereceu mentoria para 20 pessoas trans, entre travestis, mulheres e homens trans e pessoas não binárias de Salvador e região metropolitana, para uma formação com duração de cinco meses, tempo em que os participantes aperfeiçoaram suas capacidades e habilidades para o ativismo pela igualdade de direitos e pelo tratamento justo da população LGBTI. Ao longo do programa, foram realizadas oficinas sobre educação, saúde, empregabilidade, mídia, direitos humanos, autocuidado e participação social, acompanhadas em programas de mentoria.

O programa é realizado pela ONU com apoio de Ministério Público do Trabalho (MPT) e do governo da Bahia, em parceria com Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação (Atração), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Coletivo De Transs Para Frente, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108176 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]