MPF pugna pela absolvição e juíza decreta inocência do ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo

Ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo (Furão) é absolvido pela Justiça Federal.Ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo (Furão) é absolvido pela Justiça Federal.
Ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo (Furão) é absolvido pela Justiça Federal.

Ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo (Furão) é absolvido pela Justiça Federal.

A juíza federal Adriana Hora Soutinho de Paiva substituta da 2ª Vara de Feira de Santana decretou na segunda-feira (19/08/2019) a improcedência da ação judicial interposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Antônio Dessa Cardozo (Furão) ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos.

A ação questionava a aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde no Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campo, auditados pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENSASUS), referente ao período de 2009 e 2012.

Ao proferir a decisão pela absolvição do ex-prefeito nos autos do processo judicial Nº 8299-84.2017.4.01.3304, a magistrada fundamentou que foi o próprio MPF quem requereu a absolvição de Furão.

Na decisão prolatada, disse a juíza Adriana de Paiva:

— O Ministério Público Federal atravessou alegações finais às fls. 433/435, onde pugnou pela absolvição do acusado. Esta, de seu turno, apresentou suas alegações finais às fls. 441/448

— Ante o exposto, julgo improcedente a pretensão acusatória e, com esteio no art. 386, inciso VII do CPP, absolvo Antônio Dessa Cardozo da imputação do crime tipificado no art. 1º, inciso I do Decreto Lei nº 201/67.

Ao Jornal Grande Bahia (JGB), o ex-prefeito Furão sempre argumentou que a acusação era infundada e de que tinha convicção de que seria absolvido.

“Busquei agir com dignidade, enquanto prefeito de São Gonçalo dos Campos, objetivando o bem-comum da comunidade, buscando gerar oportunidade de emprego e renda, e promovendo ações no campo da saúde e educação. A decisão da juíza Adriana de Paiva e o entendimento do MPF reafirmam que acertamos em nossas ações”, declarou Furão.

Baixe

Decisão da juíza Adriana de Paiva em favor da inocência do ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).