Mostra de Fotografia Panorama 2019 destaca os 186 anos de Feira de Santana

Cartaz anuncia 9ª Mostra de Fotografia Panorama.
Cartaz anuncia 9ª Mostra de Fotografia Panorama.
Cartaz anuncia 9ª Mostra de Fotografia Panorama.
Cartaz anuncia 9ª Mostra de Fotografia Panorama.

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e revolucionou a cultura, a economia e a arte a partir de meados do século XIX. O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto de 2019 e para celebrar os 180 anos de sua criação o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) convida o público em geral para a abertura, nesta quinta-feira, 22, às 19:30 horas, da Mostra de Fotografias Panorama 2019.

Nesta edição será destinada uma sala especial para os fotógrafos feirenses Angelo Pinto, Antônio Vieira, Mayana Izabel, Nicolau Almeida e Orisvaldo Almeida. Com um conjunto de fotografias intitulado “186 Anos da Princesa – … Como ela cresceu e ficou linda!”, em grande formato, as imagens destacam a beleza de Feira de Santana através do olhar de cada um dos artistas e no contexto de cada foto está o tempo presente, a vibração, sentimentos pela cidade e sua grandiosidade física alcançada nas últimas décadas.

Gabriela Palha, outra convidada para a Mostra, apresenta um recorte da exposição “Afetos: imagens, sons e conexões diaspóricas”. Suas fotografias captam a imagem do corpo negro num espectro de alegria e leveza na naturalidade do cotidiano.

Ainda para a exposição, foram convidados alunos e alunas do IFBA (campus Paulo Afonso) que sob orientação do professor Genilson Silva, produziram fotografias em preto e branco na tentativa de captar a sutileza poética da realidade. Com imagens inusitadas e títulos desafiadores convidam o espectador a estabelecer conexões polissêmicas.

Também participarão da Panorama 2019 os renomados artistas Juraci Dórea, Maristela Ribeiro e George Lima, além de jovens iniciantes na arte fotográfica.

O Museu de Arte Contemporânea, equipamento da Fundação Cultural Egberto Costa que é administrada pela Prefeitura Municipal, viabiliza a exposição até o dia 23 de setembro. O MAC funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109750 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]