José Graziano da Silva termina mandato na FAO melhorando “a vida das pessoas mais vulneráveis”

José Francisco Graziano da Silva termina mandato na FAO.
José Francisco Graziano da Silva termina mandato na FAO.
José Francisco Graziano da Silva termina mandato na FAO.
José Francisco Graziano da Silva termina mandato na FAO.

Esta quinta-feira (01/08/2019), marca o início do mandato do novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO. Nos próximos quatro anos, o cargo será ocupado pelo chinês Qu Dongyu.

Em cerimônia para marcar a passagem de testemunho, em Roma, José Graziano da Silva disse que programas de proteção social e políticas públicas para reduzir a fome e a qualidade dos alimentos devem ser melhorados.

Diferença

No seu último discurso no cargo, Graziano da Silva destacou o papel da FAO, particularmente no terreno, onde faz a diferença para melhorar a “vida das pessoas mais vulneráveis.”

O representante também mencionou a assistência técnica que a agência presta aos Estados-membros, especialmente aos países em desenvolvimento, ao mesmo tempo que desenvolve um trabalho normativo e de recomendações.

Sobre o seu sucesso, Graziano da Silva disse não ter “dúvidas de que o Dr. Qu tem muito a oferecer à FAO em termos de conhecimento e experiência.”

Futuro

Qu Dongyu é agora o nono diretor-geral da FAO e ocupará o cargo durante um mandato de quatro anos, até 31 de julho de 2023.

O representante agradeceu a Graziano da Silva pelo “processo de transição suave”, que descreveu como “uma nova cultura para a FAO”. Ele também expressou “profundo respeito” pelo trabalho que o brasileiro realizou durante oito anos na organização.

Olhando para o futuro, Qu Dongyu disse que pretende “trabalhar para uma FAO que usa ciência e tecnologia modernas, e adota abordagens inovadoras.”

Segundo ele, o objetivo “é tornar a organização mais dinâmica, transparente e inclusiva nos próximos quatro anos.”

Qu Dongyu também destacou a necessidade de estabelecer diálogo, construir confiança, aumentar a eficiência e focar na prestação de contas.

*Com informações da ONU News.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115102 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.