Hackathon Nasa Space Apps Challenge ocorre durante mês de outubro em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Apresentação do Hackathon Nasa Space Apps Challenge no Museu Parque do Saber.
Apresentação do Hackathon Nasa Space Apps Challenge no Museu Parque do Saber.
Apresentação do Hackathon Nasa Space Apps Challenge no Museu Parque do Saber.
Apresentação do Hackathon Nasa Space Apps Challenge no Museu Parque do Saber.

O sinal do celular e da internet são tecnologias que fazem parte do dia a dia das pessoas. Mas apesar da facilidade que esses recursos proporcionam, podem virar problemas no futuro. Solucionar isto é um dos desafios dos 100 participantes do Hackathon Nasa Space Apps Challenge. O lançamento oficial do evento aconteceu nesta quarta-feira (28/08/2019), na cúpula do planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santanae reuniu professores, estudiosos e alguns participantes ansiosos para iniciar a jornada, que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro.

Eventos na modalidade Hackathon já foram realizados anteriormente em Feira de Santana, entretanto este terá um viés diferenciado. “O da NASA é diferente, pois traz diversos problemas que atinge diversas áreas da humanidade. Daí o participante pode fazer uso de um vídeo, de um game, fazer uso de uma história. Pode fazer uso do que for, a solução é a equipe que escolhe, e depois nós temos uma banca de jurados que vai avaliar as soluções. E aí existem vários critérios como criatividade, viabilidade, solução viável para ser utilizada”, explica Fabrício Oliveira, coordenador do Hackathon.

Considerado o maior Hackathon do mundo, o evento em Feira de Santana conta com apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa. Para o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, a iniciativa mostrará para o mundo o talento e capacidade dos desenvolvedores feirenses.

“No início deste ano nós fizemos o primeiro Hackathon em Feira de Santana. Foi algo que trouxe para a gente um novo olhar para a tecnologia, a inovação, um olhar para os jovens que precisam estar inseridos dentro desse contexto de sustentabilidade e capacidade de trazer pessoas para pensar juntos. E quando foi nos apresentado esse evento, entendemos que esse projeto não era só da FTC e da Prefeitura, era um projeto de Feira de Santana se apresentar para o mundo”, ressaltou.

O Museu Parque do Saber foi o local escolhido como espaço de apoio para os participantes. “No Platentário eles tem acesso ao conhecimento sobre o universo, a Terra, e os planetas, as condições em que nós podemos nos deparar com os desafios lançados pela NASA, além do conhecimento sobre os diversos temas que a maratona de desafios lança e que passa pelo que possuímos no planetário. Com isso esperamos que seus participantes estejam tranquilos com esse entendimento sobre os desafios da NASA”, salientou o diretor do Museu, Basilio Fernandez.

As inscrições para participar do Hackathon ainda estão abertas e podem ser feitas através do site www.ftc.br/nasa. O evento é aberto para todos os públicos – não precisa ser um especialista para participar. “Diferente de todos os hackas, o da NASA quer unir pessoas de diversas áreas, não só desenvolvedores, então se a pessoa gosta de tecnologia, é criativo, é cientista, gosta de fazer coisas, é apaixonado por ciência, é uma oportunidade boa”, completa Fabrício.

As vagas são gratuitas e limitadas. Os autores de projetos que passarem para a segunda etapa ganham uma visita ao Space Center da NASA.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123324 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.