Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da ALBA debate envelhecimento e políticas públicas; Deputado José de Arimateia presidiu atividade

Deputado José de Arimateia presidiu debate em defesa dos direitos da pessoa idosa na ALBA.
Deputado José de Arimateia presidiu debate em defesa dos direitos da pessoa idosa na ALBA.
Deputado José de Arimateia presidiu debate em defesa dos direitos da pessoa idosa na ALBA.
Deputado José de Arimateia presidiu debate em defesa dos direitos da pessoa idosa na ALBA.

O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), participou ativamente na manhã desta segunda-feira (19/08/2019) da Reunião Técnica sobre “Envelhecimento e Políticas Públicas para a População Idosa do Estado da Bahia”. O ato foi idealizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados (Cidoso), presidida pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) e, teve a plateia da Sala Deputado José Amando, localizada no Parlamento Baiano, protagonizada por pessoas da terceira idade.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 9,52% da população brasileira é idosa. O relatório do órgão ainda aponta que, em 2025, haverá 32 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no Brasil. Já a Bahia, em 2060, terá um percentual ainda maior que o do país, com 27,3%.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Helena Pataro Novaes, a mudança no perfil das famílias e o aumento no número de idosos na população chama a atenção para a necessidade extrema da ampliação do número de leitos em instituições de longa permanência públicas.

Durante a reunião, o deputado Arimateia pontuou temas prioritários em favor dos idosos da Bahia. Ele ilustrou a importância dos municípios baianos implantarem Conselhos Municipais do Idoso e o Fundo Estadual para a criação de políticas públicas em benefício dessas pessoas, como também a ampliação de delegacias no estado. “Na Bahia, apenas 23 dos 417 municípios formaram os seus conselhos”, denunciou.

O parlamentar lembrou ainda que no seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), ele chegou a sugerir a criação da Delegacia do Idoso, que passou a atuar à favor da terceira idade em 2006. “A quantidade ainda é ínfima. Desse jeito vamos acabar com os Direitos dos Idosos. O Estado precisa progredir para que os idosos vivam de forma digna”, salientou Arimateia.

Na oportunidade, o deputado convidou a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara para visitar o Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, situado em Feira de Santana.

A discussão foi liderada pela deputada federal Lídice da Mata. No ensejo ela afirmou que o evento objetivou a articulação entre a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da ALBA e Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal.

Em sua apresentação ela priorizou debater de forma minuciosa a violência doméstica, financeira e psicológica contra os idosos, o endividamento desta parcela da população, além de enfatizar sobre o impacto das novas tecnologias na vida deles, tanto no aspecto de inclusão, quanto na economia. “Deixo a disposição todas as iniciativas da Comissão, a qual sou presidente, e dizer que essa reunião foi muito enriquecedora para pontuar algumas ações e articular as atividades para contribuir de forma significativa com a realidade dos idosos da Bahia”, explicou Lídice.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108039 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]