Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins Filho visita a Vipal Borracha; empresa é a maior reformadora de pneus da América Latina

Visita do Prefeito Colbert Martins Filho a Vipal Borracha.
Visita do Prefeito Colbert Martins Filho a Vipal Borracha.
Visita do Prefeito Colbert Martins Filho a Vipal Borracha.
Visita do Prefeito Colbert Martins Filho a Vipal Borracha.

Responsável pela produção anual de dois milhões de pneus de motocicletas, e líder do mercado latino-americano no setor de reforma de pneus e câmeras de ar, a Vipal Borrachas celebra onze anos da sua implantação em Feira de Santana, contribuindo para a economia da região com a geração de 800 empregos diretos.

Fundada em l973, na cidade gaúcha de Nova Prata, pelo empresário Vicencio Paludo, a Vipal tem presença consolidada em 90 países, e se destaca entre os maiores complexos empresarias instalados no Centro Industrial do Subaé, um dos maiores Parques Industriais do Norte e Nordeste.

Embrionariamente, todo o conglomerado começou em l964, quando, inconformado com o descarte de pneus ainda em bom estado de rodagem, Vicencio Paludo, que tocava um posto de gasolina, vê uma nova oportunidade de negócio e adquire três máquinas para dar nova vida a pneus usados.

O empresário de visão, plantara, então, a primeira semente para o surgimento da Vipal, uma gigante da Economia nacional, que apostou no conhecimento e na tecnologia e, de forma pioneira, desenvolveu soluções a baixo custo para o transporte de cargas e de passageiros.

Toda a matéria prima utilizada na linha de produção da Vipal, rigorosamente passa por um laboratório de análises, e os seus produtos obedecem às exigências da legislação ambiental vigente no país.

O padrão de qualidade aferido no Laboratório de Processo, atinge um índice de acerto de 99%.

A fabricação de bandas pre-moldadas para a recapagem de 780 tipos diferentes de pneus, tem capacidade para produzir 4.100 toneladas/mês.

O know-how utilizado na Vipal, basicamente é formado no Centro Técnico Vicente Paludo (CVT), uma escola criada para gerar mão de obra especializada em reforma de pneus.

Por trás do seu parque industrial dominado por cérebros eletrônicos, robôs que com a precisão planejada de técnicos e engenheiros, operam vinte e quatro horas ininterruptas para atender às demandas da empresa, há toda uma preocupação com o bem-estar social.

Com este viés foi criado o Sistema de Gestão Ambiental, um programa de sustentabilidade que cuida do tratamento e reciclagem de todos os resíduos decorrentes do processo de produção.

90% do material reciclado na fábrica são transformados em objetos de uso doméstico, a exemplo de sacos, sacolas e cabides.

Custo benefício, economia

Incidindo positivamente no custo operacional nas grandes empresas transportadoras de cargas e nas frotas de ônibus coletivos, a reforma de um pneu, que pode ser realizada três vezes, conforme as condições da carcaça, custa um terço do valor de um pneu novo.

Este recurso também se estende às empresas aéreas. Os pneus que compõem os trens de pouso das aeronaves podem ser reformados uma dúzia de vezes.

Visita

A Vipal Borracha é a única fábrica de pneus de motocicletas da Bahia, tendo o Nordeste como o seu principal mercado.

Esta semana, o prefeito Colbert Martins Filho conheceu as instalações desta indústria, acompanhado pelos secretários Antônio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Edson Borges (Cultura, Esporte e Lazer).

A comitiva do Governo Municipal foi acolhida por Valdemar Tenin (gerente de Recursos Humanos Cooperativos), e João Henrique Serafim (coordenador de Recursos Humanos, Saúde e Segurança).

A comitiva oficial percorreu os principais setores da linha de produção da Vipal, numa área construída de 60 mil metros quadrados.

Embora em tom cordial, a visita abriu espaço para que o Município e a Vipal Borracha estabeleçam importantes parcerias na área social.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]