Explicando detalhadamente o que é uma VPN

Rede Privada Virtual, em inglês Virtual Private Network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet), que objetiva aumentar o nível de segurança dos dados.

Rede Privada Virtual, em inglês Virtual Private Network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet), que objetiva aumentar o nível de segurança dos dados.

Quem não ama a Internet? Ela fornece informações, respostas, entretenimento e conexões para você, sob demanda, em segundos. De qualquer lugar e a qualquer hora de nossos computadores desktop, laptops, smartphones e tablets.

É um salva-vidas para estudantes de todas as idades, mães, empresas, organizações … todos.

Mas a Internet não é perfeita. Tem algumas falhas internas que a tornam vulnerável quando você está online. Você deve saber disso, porque os hackers, o governo e outros bisbilhoteiros e anunciantes aproveitam ao máximo.

Uma VPN muda isso para você!

Mas você pode tornar a Internet mais segura, mais segura e definitivamente mais privada com a ajuda de uma VPN … uma rede privada virtual.

Você provavelmente já ouviu falar sobre VPNs para uso doméstico e viagens. Isso é porque é mais importante do que nunca estar seguro enquanto navega pela Internet. Mais do que isso, você não quer ir na Internet e ser rastreado, monitorado e identificado sem o seu conhecimento. No mundo de hoje, essa liberdade está ficando mais difícil de encontrar a cada dia que passa.

Uma VPN, descrita

Aqui está uma definição rápida e útil sobre tudo que você precisa saber sobre uma VPN.

  • Uma VPN é um serviço que você registra online por uma pequena taxa mensal
  • Depois de ter uma conta, seu serviço VPN deve estar “ligado” quando você estiver online
  • Uma VPN, em ação, pega sua conexão com a Internet e a torna mais segura, ajuda você a permanecer anônimo e ajuda a contornar bloqueios e acessar sites censurados.
  • A chave para uma VPN é que ela lhe empresta um endereço IP temporário e oculta seu verdadeiro endereço IP de todos os sites ou emails aos quais você se conecta

É uma rede … porque você está usando uma rede especial de servidores VPN que cobre todo o globo.

É privada … porque todas as suas visitas a websites e atividades online são entre você e os sites que você visita.

É virtual … porque é como se você tivesse uma conexão privada diretamente com qualquer site ou outro computador ao qual se conectasse. 

O endereço IP é um problema em potencial. Você pode querer escondê-lo.

O seu endereço IP é um número por trás dos bastidores que seu provedor de Internet atribui ao seu computador que permite que você vá a qualquer lugar na Internet. É algo como o número de uma casa. Essa é a boa notícia. A notícia um pouco “ruim” é que o seu endereço IP também fornece sua localização de computação, em casa ou na estrada. Isso incomoda muitos usuários de computador. Por quê? Porque os governos rastrearam as pessoas pelo seu endereço IP, com a ajuda do provedor de serviços de Internet do utilizador.

Além disso, empresas online de todos os tipos monitoram a atividade proveniente de endereços IP. Eles podem não saber o seu nome, mas eles sabem dos sites que você visita e os produtos que você pesquisa.

Empresas e redes online podem (e restringem) o acesso de alguém a um site com base em onde o usuário está localizado. Adivinha como eles sabem onde o usuário está? Certo! O endereço IP do usuário.

Por fim, os hackers podem invadir redes e às vezes assumir dispositivos por meio de seu endereço IP. Por mais que especialistas em TI, provedores de Internet e empresas de tecnologia tentem, a Internet não é tão segura ou privada como você gostaria que fosse.

Como você pode ver, não temos privacidade nem segurança o suficiente, como gostaríamos.

Uma rede privada virtual nivela o campo de jogo.

No entanto, quando você entra online usando uma conta VPN, você inclina a balança a seu favor. Uma conta VPN pode fornecer instantânea e continuamente …

  • Mais privacidade. Suas conexões não podem ser vinculadas ao seu computador e ao seu perfil. Você pode visitar qualquer site e seu ISP (Provedor de Internet) não sabe onde você esteve.
  • Mais segurança. Conexões VPN são super seguras. A rede é à prova de hackers e toda a sua atividade na Internet é criptografada (codificada) e ilegível em trânsito.
  • Mais acessibilidade. Não há mais bloqueios ou censura. Eles não podem lhe impedir de entrar em sites com base em um endereço IP.
  • Mais anonimato. Seu verdadeiro endereço IP está oculto! Você não é identificado online porque está constantemente usando um endereço IP diferente, nunca o seu. Na verdade, normalmente parece que você está em uma parte diferente do mundo de onde você realmente está.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]randebahia.com.br.