Estado da Bahia discute com secretários municipais sobre regime de colaboração durante o 17º Fórum da UNDIME

Paulo Gabriel participa do 17º Fórum Undime.
Paulo Gabriel participa do 17º Fórum Undime.
Paulo Gabriel participa do 17º Fórum Undime.
Paulo Gabriel participa do 17º Fórum Undime.

O regime de colaboração entre os sistemas de ensino é uma das pautas estratégicas que estão sendo discutidas durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), realizado na Costa do Sauípe, na Bahia. O fórum, que foi aberto na terça-feira (13/08/2018) com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, representando, ainda, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), segue até sexta-feira (16) e é considerado o maior evento da educação pública do país.

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria da Educação do Estado participou de um encontro com o presidente da UNDIME Bahia, Willians Panfile, e cerca de 150 secretários municipais, como forma de intensificar a agenda voltada para as aprendizagens. O regime de colaboração é um tema transversal da Agenda da Aprendizagem elaborada pelo CONSED e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), com prioridades para a educação pública, e é considerado fundamental para a efetividade das políticas públicas e estratégias transformadoras para o setor.

O professor Paulo Gabriel, assessor da SEC, dialogou com os secretários municipais e destacou o regime de colaboração como fundamental para garantir a qualidade da Educação em toda as etapas da Educação Básica. “A Secretaria da Educação do Estado vem se empenhando em promover a união de todos os segmentos da Educação baiana para unificar ações, visando garantir que os estudantes possam fazer todo o seu percurso escolar, da Educação Infantil ao, no mínimo, Ensino Médio, com sucesso. Este encontro, em um espaço privilegiado como o fórum, é oportuno para um diálogo e um alinhamento cada vez maiores nesta direção”.

Sobre o Fórum

O fórum, promovido pela UNDIME reúne cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores, que discutem os três pilares de uma educação de qualidade: financiamento, gestão e aprendizagem, em diversas atividades como conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas.

Sobre Carlos Augusto 9455 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).